A Ceriluz firmou, em setembro de 2023, parceria com a empresa Tua Opinião para a realização de pesquisas de avaliação via WhatsApp entre associados usuários de energia, com o objetivo de mapear o grau de satisfação dos serviços prestados pela Cooperativa. Desde então, a pesquisa é realizada mensalmente, por meio de um questionário simples e objetivo, em que a empresa Tua Opinião, após se identificar, solicita a avaliação por meio de nota e de uma opinião escrita ou falada.
Os gestores da empresa Tua Opinião e pesquisadores Kenny Basso e Vitor Dalla Corte destacaram, em entrevista ao Informativo Ceriluz, que os índices de satisfação alcançados pela cooperativa vêm sendo positivos. Segundo eles, a pesquisa revela que a Ceriluz está em uma "zona de excelência", com mais de 80% de aprovação. A média de satisfação alcançada pela Ceriluz ao longo dos 24 meses de pesquisa foi de 86,13%. Avaliando somente o resultado do mês de agosto de 2025, o índice foi de 80,44%. Ainda conforme eles, esses dados confirmam os índices de aprovação que a cooperativa vem alcançando na Pesquisa ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), cujos números são semelhantes. Em 2024, a Ceriluz alcançou índice de 78,68% de satisfação.
A adesão dos associados à pesquisa da Tua Opinião também tem sido expressiva, com mais de 1.800 associados ouvidos somente neste ano de 2025. Os pesquisadores enfatizaram a importância dessa participação, pois suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas, ajudam a cooperativa a compreender melhor seus sentimentos e identificar pontos de melhoria.
Metodologia da pesquisa e segurança dos dados - A pesquisa é conduzida via WhatsApp, com mensagens identificadas com as logomarcas da Ceriluz e da empresa Tua Opinião, e consiste em três perguntas rápidas que buscam avaliar a cooperativa de 0 a 10, entender o motivo da nota atribuída e a experiência com o atendimento da Ceriluz, garantindo a segurança e a privacidade. Não são solicitados dados pessoais, uma vez que o entrevistado já está devidamente identificado a partir do sistema cadastral da Ceriluz, nem há envio de links. Em caso de dúvida, o associado pode entrar em contato com a Ceriluz pelos canais telefônicos 0800 ou pelo WhatsApp (55) 3331-9101.
Ouça a entrevista com os gestores e pesquisadores da ampresa tua opinião, no Informativo Ceriluz dessa semana. Acesse AQUI.




 A iniciativa não é necessariamente uma novidade. A leitura dos consumidores do Grupo A já é realizada de forma remota, contudo, esta é a primeira vez que a iniciativa contempla associados do Grupo B. O engenheiro eletricista Nilson Mazzurana destaca que as informações sobre o consumo de energia dos associados são enviadas, de quatro em quatro horas, à cooperativa, permitindo a análise detalhada. “Se por algum motivo ocorrer problema no medidor, todas as informações coletadas até aquele momento ficam registradas em nossa base de dados. Além disso, quando houver uma variação de consumo significativa, acima de 20%, nosso sistema recebe um alerta, de modo que possamos realizar uma fiscalização e identificar se houve falha no medidor ou se é alguma situação de consumo na unidade consumidora”.
A iniciativa não é necessariamente uma novidade. A leitura dos consumidores do Grupo A já é realizada de forma remota, contudo, esta é a primeira vez que a iniciativa contempla associados do Grupo B. O engenheiro eletricista Nilson Mazzurana destaca que as informações sobre o consumo de energia dos associados são enviadas, de quatro em quatro horas, à cooperativa, permitindo a análise detalhada. “Se por algum motivo ocorrer problema no medidor, todas as informações coletadas até aquele momento ficam registradas em nossa base de dados. Além disso, quando houver uma variação de consumo significativa, acima de 20%, nosso sistema recebe um alerta, de modo que possamos realizar uma fiscalização e identificar se houve falha no medidor ou se é alguma situação de consumo na unidade consumidora”.
 
        
