• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

COMPOSIÇÃO DO GRUPO CERILUZ

A Ceriluz vem se expandindo significativamente nos últimos anos, em termos de resultados econômicos e também de infraestrutura. Um dos méritos para esse crescimento deve ser dado à regulamentação da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. - CERILUZ DISTRIBUIÇÃO, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que exigiu uma reorganização estratégica para aproveitar as oportunidades do mercado. Para dar mais liberdade ao setor de geração - já que a distribuição segue normas rígidas – criou-se a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda. – CERILUZ GERAÇÃO, que ampliou seus horizontes, construindo diversas usinas, inclusive fora da região de ação da cooperativa matriz. Além da geração, a Cooperativa também se insere agora no ramo da internet, por meio da sua terceira empresa, a Ceriluz Provedores de Internet Ltda – CERILUZ PROVEDORES. Contudo, apesar de serem três organizações juridicamente distintas, atuam em comunhão, de forma intercooperativa, e na essência têm um único objetivo: a responsabilidade de levar serviços de qualidade aos seus associados que lhes deem condições de trabalho e bem estar social.

 

CERILUZ DISTRIBUIÇÃO: COMPROMISSO COM A ENERGIA DE QUALIDADE

A Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. – CERILUZ DISTRIBUIÇÃO – é responsável atualmente por levar energia elétrica a mais de 14,5 mil associados moradores em 23 municípios da região, das áreas rurais e urbanas, atendendo o agronegócio, indústrias, comércios e órgãos públicos. O número de associados cresce ano após ano com o incremento de novas unidades consumidoras, por associados já antigos ou novos que implantam suas casas e empreendimentos na região. No entanto, mais do que o número de cooperados, a demanda por energia se amplia estimulada pelo aumento do consumo individual dos associados que investem em suas propriedades, seja na área produtiva ou no conforto da família.

As equipes de trabalho prezam pela excelência e são compostas por técnicos especializados e engenheiros qualificados para atuar em momentos de adversidades, especialmente em períodos de dificuldades como a ocorrência de temporais. A Ceriluz possui o Centro de Operação da Distribuição, que funciona como uma central de comando de todo o sistema de distribuição de energia da Cooperativa, que hoje totaliza mais de 4,5 mil quilômetros de redes, compostos por postes de concreto e equipamentos de última geração, como transformadores e religadores automáticos. A cooperativa disponibiliza gratuitamente os telefones 0800 51 3130 e 0800 040 1010, durante 24 horas, por meio do qual o associado pode ligar para informar quedas de energia ou solicitar informações relevantes. Para atender bem seus consumidores e melhorar a comunicação com seus associados a Ceriluz possui ainda três escritórios que atendem por 40 horas semanais.

 

CERILUZ GERAÇÃO: ENERGIA PRÓPRIA PARA O DESENVOLVIMENTO

A Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda. – CERILUZ GERAÇÃO, foi criada em 06 de junho de 2006 pelos associados da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. – Ceriluz Distribuição. Ela é detentora dos ativos da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nilo Bonfanti (Chiapetta) e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) José Barasuol e RS-155 (Ijuí). Também integram o Grupo Ceriluz usinas empresas Limitadas, focadas na geração de energia, todas com capital da Ceriluz Geração. Veja mais em GERAÇÃO. Outros estudos na área de geração seguem em andamento, incluindo energias alternativas como a eólica e a solar.A separação da Ceriluz Geração da Ceriluz Distribuição dá mais liberdade para atuar na construção de usinas e também na comercialização da energia gerada. Hoje a Ceriluz atua no mercado livre, o que lhe permite optar por melhores preços de venda, negociando diretamente com o comprador.

Além dos resultados econômicos conseguidos pela Ceriluz Geração - que seriam menores caso as usinas ainda estivessem integradas aos ativos da Distribuição - o grande trabalho da Ceriluz Geração se reverte em benefícios sociais aos associados, como encontros de formação e educação; plano de saúde; seguro residencial entre outros. Esta cooperativa também desenvolve importante papel na educação ambiental, abrindo suas usinas para visitação. 

 

INTERNET DE QUALIDADE: A NOVA MISSÃO DA CERILUZ

No ano em que completou cinquenta anos a Ceriluz assumiu um novo desafio, bastante parecido com aquele que se dispôs a executar no ano de 1966: proporcionar um serviço de qualidade suprindo uma lacuna existente. O que é diferente agora é o serviço que será prestado. Enquanto que em 1966 era a energia elétrica, agora será a internet. Para proporcionar esse serviço aos seus associados foi criada uma nova organização, a Ceriluz Provedores de Internet Ltda., que vai realizar seu trabalho paralelamente aos da geração e distribuição de energia.

Por ser mais uma empresa Ceriluz, segue os mesmos princípios que já caracterizam as cooperativas de Geração e Distribuição de Energia, que tornaram esse nome uma referência regional. Aliás, o trabalho em muitos momentos, é conjunto, como no processo de condução dos cabos de fibra óptica, onde está sendo aproveitada toda a infraestrutura de postes das redes de distribuição de energia.

Para fornecer a internet de alta qualidade a Ceriluz optou por transportar o sinal exclusivamente por fibra óptica, iniciando sua expansão pelas áreas urbanas, considerando o cálculo de viabilidade dos projetos, ou seja, seu custo/benefício, onde é preciso adotar rotas que apresentem um custo menor para tornar esse trabalho viável, tanto para a Cooperativa, como para os associados interessados.