PCH IJUÍ CENTENÁRIA

A PCH Ijuí Centenária é mais um projeto pertencente inteiramente ao Grupo Ceriluz. Apesar de constituir a empresa Ijuí Centenária Geração SPE Ltda, ela é formada pela Ceriluz Geração e pela Ceriluz Provedores de Internet. A usina está localizada no município de Ijuí, na comunidade da Linha 04 Leste, estando fixada no leito do Rio Potiribu, alcançando uma capacidade instalada de 7,9 Megawatts (MW). 

O empreendimento que está estimado em R$40 milhões conta com uma barragem de um túnel de 2.192 metros de extensão, 20 metros de tubulação blindada dentro do túnel, com 3 metros de diâmetro, que se bifurca ao sair do túnel em dois canais paralelos de 27 metros de extensão, com 2,20 metros de diâmetro, interligados aos geradores.

A usina utiliza duas turbinas modelo Francis, apropriadas para empreendimentos com pouco volume de água e quedas mais elevadas, caso da PCH Sede II que terá 40 metros de declive entre o ponto da barragem e a Casa de Máquinas.

Responsabilidade Ambiental

O Empreendimento desenvolve um Programa de Gestão Ambiental, que visa manter a regularidade da obra frente aos órgãos ambientais. São realizadas vistorias técnicas de conformidade ambiental periodicamente objetivando avaliar se obra está de acordo com as leis ambientais vigentes, com relatórios trimestrais sendo encaminhados para a FEPAM - Fundação Estadual de Proteção ao Ambiente Natural. Conheça mais sobre o programa em https://ceriluzmeioambiente.wordpress.com/2019/04/23/programa-ambiental-controla-impactos-de-obra-da-pch-sede-ii/

Preservação do Patrimônio Histórico - Além dos investimentos na infraestrutura física da usina, propriamente dita, serão aplicados recursos com o objetivo de preservar o patrimônio histórico local. Estão sendo reformadas duas casas antigas ali localizadas e ainda o prédio do antigo Moinho Waslawick e os seus equipamentos. Como o projeto define a desativação da Usina Velha, do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI), a Ceriluz ainda assumiu, como contrapartida, a recuperação de prédios históricos localizadas na área daquela PCH, que completará 100 anos em 2023.

Como agendar uma visita?

Para agendar uma vista em qualquer uma das usinas da Ceriluz o interessado deve enviar um ofício para a sede administrativa (Rua Reinoldo Schindler, 100, Bairro das Chácaras, 98.700-000 – Ijuí/RS) ou para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando a data, hora e o objetivo da visita, o número de visitantes e o nome de um responsável pelo grupo, ou contatar pelo 0800 51 3130 e informar os mesmos dados.