O Programa de rádio de hoje trata de uma melhoria realizada na rede que liga os bairros de Pinhal e Barro Preto, em Nova Ramada. O presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, esteve naquele município durante esta semana, ocasião em que visitou o prefeito Alzevir Lotário de Marchi e também a obra realizada no local. Em uma parceria público-privada a rede alimentadora de Média Tensão que corta a cidade foi retirada de áreas de lavouras e residenciais e deslocada para as margens da estrada que conecta os bairros da cidade. Um dos objetivos com a mudança foi a implantação, por parte da prefeitura, de um sistema de iluminação pública naquela rua, facilitando o deslocamento dos e veículos e pessoas à noite, de forma especial proporcionando um local de caminhadas e prática de exercícios físicos para a população local. Tanto o presidente Guilherme quanto o prefeito avaliam essa inciativa. O prefeito dá a sua opinião sobre a obra em entrevista concedida ao jornalista Vilson Wagner, na ocasião da visita, onde trata-se também de temas relacionados ao uso da energia para fomento de atividades rurais, industriais e sociais do município. Por fim apresentamos ainda nossa lista de desligamentos programados pela Ceriluz para a próxima semana. Ouça o programa primeiro aqui, em nosso site.

Nesta edição do Informativo Ceriluz Além da Energia destacamos um importante equipamento usado nas redes de distribuição de energia com a função de reduzir as faltas de energia aos associados. Nos referimos aos Religadores Automáticos de Redes, que protegem e religam o sistema em caso de ocorrências transitórias, tais como curto circuitos e sobrecargas, causados por toques de galhos na rede ou descargas atmosféricas, por exemplo. O religador identifica a falha, desliga o sistema por alguns instantes e o aciona logo em seguida, normalizando o fornecimento de energia caso o problema tenha sido superado. Também voltamos a falar sobre o curso de reciclagem sobre a Norma Regulamentadora (NR) 35, que aborda os riscos de acidentes de trabalho na realização dos serviços em altura, que fazem parte da rotina dos colaboradores de distribuidoras de energia. Nessa semana ocorreu uma segunda etapa do treinamento, com um novo grupo de colaboradores das cooperativas de distribuição e geração de energia. Mas hoje aprofundamos o tema com a participação de Mauricio Borges, técnico em segurança do trabalho e eletrotécnico, instrutor do SESI. Saiba também aqui em nosso programa onde acontecerão os desligamentos programados de energia na próxima semana e se sua Unidade Consumidora será atingida.     

O Informativo Ceriluz Além da Energia de hoje traz como destaque a realização de leilão para a venda de resíduos metálicos gerados a partir dos serviços de substituição ou melhorias em redes de distribuição de energia. O leilão não trouxe apenas mais segurança e maior resultado financeiro à cooperativa em relação à venda direta que era realizada anteriormente, mas tem um importante papel na destinação adequada desses materiais, vindo ao encontro dos princípios ESG – Ambiental, Social e Governança – da Ceriluz. Isso porque participaram do leilão apenas empresas devidamente licenciadas junto a órgãos ambientais, dando tranquilidade de que todo o material vendido deverá ter destino adequado. Outro tema importante do programa, seguindo no conceito ambiental, diz respeito aos programas de recuperação e reposição florestal nos projetos de usinas. Apresentamos onde e como deve ser feito o plantio de árvores nativas e como está o desenvolvimento das áreas replantadas pela Ceriluz em seus projetos, de forma especial os mais antigos, onde áreas florestadas ricas em diversidade já começam a surgir. Falamos também sobre as faturas de energia, alertando aos nossos associados sobre a vigência da bandeira tarifária amarela sobre o consumo de energia de maio, e ressaltamos a importância da energia elétrica para nossas atividades cotidianas, relação de dependência trazida à tona com força pelo apagão ocorrido na segunda-feira na Europa. Em nosso espaço para os avisos aos associados falamos de atendimento digital e sobre os desligamentos programados. Nessa edição não apresentamos a entrevista da nossa série com os prefeitos da área de ação da Cooperativa.

Os destaques do Informativo Ceriluz dessa semana remetem aos investimentos na formação dos colaboradores da Cooperativa, tanto da área técnica quanto da administrativa. Com relação à qualificação dos funcionários da área técnica, a semana foi voltada a revisão dos procedimentos de trabalhos em altura, definidos pela Norma Regulamentadora (NR) 35. De quarta a sexta-feira, um grupo de 40 colaboradores receberam orientações no campo de treinamento da Cooperativa. Um segundo grupo enfrentará a mesma formação no mês de maio. Já na área administrativa a formação esteve voltada a Reforma Tributária e seus impactos diretos sobre as cooperativas de infraestrutura, envolvendo colaboradores dos setores de faturamento, contábil, compras e recursos humanos. Um workshop online, com especialistas no tema, foi promovido pela Federação das Cooperativas de Infraestrutura do RS – Fecoergs, sendo que os funcionários das cooperativas filiadas interessados puderam participar. Nesta edição do programa damos sequencia também a nossa série de entrevistas com prefeitos da região e hoje o jornalista Vilson Wagner conversa com o prefeito de Coronel Barros, Bráulio Scherer, sobre temas comuns ao município e à Cooperativa. Fora isso, claro, ainda divulgamos nossos tradicionais desligamentos programados, permitindo que nosso associado se organize caso falte energia em sua Unidade Consumidora. Saiba tudo sobre a sua Cooperativa primeiro aqui, em nosso site.  

Esta e as próximas semanas estão sendo marcadas por dias santos e feriados. Nem por isso o trabalho por aqui para, pelo contrário. As equipes da Cooperativa seguem ativas prezando pelo fornecimento de energia de qualidade aos associados neste período de reflexão e congraçamento entre familiares. Todo esse esforço se reflete em qualidade nos serviços, como pode ser visto no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC). Além do índice geral de satisfação, onde a Ceriluz alcançou uma nota de 78,68%, sendo a quinta melhor distribuidora de energia do Brasil, outros critérios são avaliados na pesquisa. No programa de hoje detalhamos eles resultados, e já podemos destacar também que a cooperativa foi destaque nos critérios informação e transparência aos associados. Seguimos também com a nossa série de entrevistas, hoje conversando com o prefeito de Inhacorá, Emerson Cavali de Vargas, que aborda os projetos de sua gestão e as possibilidades de auxílio da Ceriluz através do fomento da infraestrutura de distribuição de Energia. Segurança e capacitação técnica também são sinônimos de qualidade nos serviços, e essa semana mais uma vez foi o período de focar na qualificação de jovens colaboradores recém contratados ou remanejados de função, dessa vez atendendo a NR-12, focando no uso de cestos acoplados, motopodas e motosserras. Tudo isso e ainda nossos avisos de desligamentos programados. Ouça o programa primeiro aqui ou acompanhe na sua emissora de rádio preferida, nos horários que você já conhece. Um bom dia a todos e uma Páscoa abençoada.

No ar mais uma edição do Informativo Ceriluz. Como sempre, o programa traz um resumo das sobre as principais ações da Cooperativa na região. Um dos destaques é o recente levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que posiciona a Ceriluz entre as distribuidoras com menor tarifa de energia do Brasil. A Cooperativa possui atualmente a oitava menor tarifa nacional, reforçando seu compromisso com a eficiência e a sustentabilidade financeira, sempre buscando oferecer o melhor custo-benefício aos seus associados. A edição também apresenta uma entrevista com o prefeito de São Valério do Sul, Clóvis Taborda Padilha, que compartilha informações sobre o desenvolvimento do município, projetos em parceria com a Ceriluz e a importância da atuação cooperativa no meio rural. Outro destaque do programa são as obras iniciadas nesta semana. Entre elas está a construção da Subestação Ceriluz IV, localizada no município de Coronel Barros, que ampliará significativamente a capacidade de fornecimento de energia na região. Também teve início o recondutoramento da rede na comunidade de Itaí, em Ijuí, com a substituição de cabos e postes, garantindo mais estabilidade e capacidade de carga para atender ao crescimento da demanda local. Por fim, o Informativo traz avisos importantes aos associados, como a divulgação dos desligamentos programados, que são necessários para a execução de melhorias na rede elétrica e sempre comunicados com antecedência pelos canais oficiais da Cooperativa.

Últimos Rádios