O Informativo Ceriluz Além da Energia nesta edição destaca iniciativas adotadas pela Cooperativa com o objetivo de preservar a saúde dos colaboradores nesse período complicado, de vigência da Pandemia do Coronavírus. Além dos cuidados para evitar a contaminação dos colaboradores, a pandemia trouxe restrições à realização de atividades de cunho preventivo para a segurança dos colaboradores, em suas atividades práticas. Por exemplo, treinamentos foram temporariamente cancelados. Contudo, com a redução dos casos no Brasil e a liberação de algumas atividades, a Ceriluz adotou imediatamente iniciativas visando atualizar essas questões, incluindo treinamento dos colaboradores nas Normas Regulamentadoras (NRs) 10 e 35, além de eleger a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), focada nesses cuidados. Trazemos detalhes dessas atividades aqui no Informativo e destacamos ainda uma entrevista com o técnico em segurança no trabalho, proprietário da empres PREVSul Gestão De Segurança e Medicina do Trabalho, Paulo Costa. Além das informações específicas sobre os cuidados de segurança para os colaboradores da Ceriluz, ele traz ainda dicas para nossos ouvintes aplicarem em suas propriedades rurais ou empresas. Por fim, nossos avisos de interesse dos associados. Ouça:

Muito bom dia. O Informativo Ceriluz Além da Energia dessa semana destaca a vigência da Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, que será gerada obrigatóriamente a partir de março de 2021. Essa medida vai exigir a regularização de todas as Unidades Consumidoras, Pessoa Física ou Jurídica, que por ventura estejam com a titularidade em nome da pessoa já falecida ou de CNPJ já extinto. Trazemos detalhes dessa medida e orientações aos nossos associados para essa regularização. O segundo tema é a Pesquisa Aneel de Satisfação do Consumidor 2020/21, que foi retomada agora em novembro, após paralisação em razão da pandemia do Coronavírus. Desde do dia 10 de novembro pesquisadores estão visitando consumidores de energia no Brasil, com o objetivo de saber sua opinião sobre a qualidade da energia recebida de sua distribuidora. Na área de ação da Cooperativa serão visitados associados dos municípios de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Coronel Barros e Inhacorá. Outro tema explica o funcionamento das revisões e reajustes tarifários, que ocorrem anualmente visando adequar os custos da distribuição de energia. Trazemos um áudio da Aneel que explica essa análise dos valores cobrados dos consumidores de energia. Por fim, ainda, avisos de segurança no plantio da safra de verão e os avisos de Desligamentos Programados pela Cooperativa. Dê o play abaixo e ouça:

O Informativo Ceriluz Além da Energia hoje traz como destaque os testes de operação que estão sendo realizados na PCH Ijuí Centenária, projeto da Ceriluz em fase final no município de Ijuí. A Cooperativa depende da conclusão destes testes e da Licença de Operação (LO), emitida pela FEPAM, para colocar mais essa usina em funcionamento. Os testes, ou o comissionamento, como é chamado, é fundamental para que a usina possa operar corretamente e estender sua vida útil. Sobre esse trabalho conversamos nesse informativo com os representantes das empresas Hacker Industrial e Automatic, responsáveis pelo fornecimento dos equipamentos e sua sincronização. Eles explicam os procedimentos adotados com a finalidade de alcançar o objetivo almejado, que é a geração de uma energia limpa e sustentável. Outra importante notícia presente nesse programa é sobre a obtenção da Licença de Instalação (LI) da rede de transmissão que irá conectar a terceira subestação da Ceriluz - SE Ceriluz 03 - à subestação da Eletrosul, em Ijuí. Essa subestação da Cooperativa também está em construção no munciípio, anexa à PCH Ijuí Centenária, e vai injetar a energia gerada por essa usina no sistema, além de reforçar todo o conjunto de distribuição de energia em Ijuí e região. Estas, entre outras notícias da Cooperativa e do setor elétrico neste programa. Dê o play e ouça aqui no site da Cooperativa, em qualquer lugar e momento.

O Informativo Ceriluz Além da Energia dessa semana volta a trazer boas notícias. Hoje falamos da recertificação da Ceriluz no programa de qualidade ISO 9001. A Cooperativa passou por auditoria entre os dias 21 e 23 de outubro e teve recomendada a renovação do certificado pelos profissionais da empresa TÜV NORD Brasil Certificações, empresa responsável por essa análise. A Certificação tem validade de três anos, sendo que a primeira havia ocorrido em outubro de 2017. Sobre esse assunto conversamos com o auditor responsável pela avaliação, Rosano Alfredo Rosa, que detalha esse processo de certificação e define o programa ISO 9001. Outro destaque desse informativo é a qualificação do novo grupo de colaboradores representantes dos demais colegas na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Eleitos e Indicados passaram nessa semana por treinamento focado na identificação e combate a riscos de acidentes, assim como a preservação da saúde de todos os funcionários da Ceriluz. Por fim, ainda, nossos avisos de Desligamentos Programados. De o play abaixo e ouça o programa completo. 

O Informativo Ceriluz Além da Energia traz uma daquelas histórias que valem a pena ser contadas. Hoje apresentamos aqui a trajetória do jovem Luís Eduardo Dalla Corte, de 21 anos, da comunidade de Ilha Grande, interior de Catuípe, ele que é estudante de medicina na Universidade Maria Auxiliadora – UMAX, em Assunção, no Paraguai. Porém, com o início da Pandemia acabou retornando para a casa de sua família e, graças a internet fibra óptica da Ceriluz, hoje consegue seguir com seus estudos acompanhando as aulas totalmente na modalidade online. Conversamos com Luís Eduardo que fala sobre essa sua experiência de vida e da importância que a internet tem para ele e a família, possibilitando realizar seu sonho, agora estando na segurança de seu lar. O programa volta a falar também da CGH Igrejinha, usina que passou pelo processo de enchimento do lago no dia 15 de outubro e recebeu visita do quadro de conselheiros da Ceriluz, no dia seguinte. Por fim, ainda nossos avisos de Desligamentos Programados. Ouça o programa que vale a pena.

 

O Informativo Ceriluz Além da Energia volta a tratar essa semana sobre o Período da Piracema e os cuidados com a pesca predatória na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, especialmente no rio Ijuí e nas áreas das usinas da Cooperativa. O tema não é novo, pelo contrário, recorrente, afinal o fenômeno ocorre anualmente e retrata a preocupação da Ceriluz com a gestão e a educação ambiental entre a população em geral. Nesse ano o tema ganha ainda mais importância considerando que em 2020 o trabalho de educação ambiental também foi prejudicado pela Pandemia do Coronavírus, uma vez que as visitas nas usinas realizadas com estudantes e a população em geral foram canceladas. Esse é um trabalho importante que atinge um significativo número de pessoas anualmente e que não pode acontecer. Portanto, esse programa cumpre com parte dessa função. E em tempos de cuidados com a saúde, pelo motivo citado, destacamos aqui duas ferramentas importantes que evitam a necessidade de deslocamento dos associados para cumprir com algumas de suas obrigações ou demandas junto à Cooperativa: o débito em conta, que permite quitar sua fatura sem precisar ir à lotérica, e a Agência Virtual, que dá várias possibilidades de serviços diretamente pelo site. Por fim, nossos avisos de Desligamentos Programados.

Últimos Rádios