• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

PCH LINHA 11 OESTE

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Linha 11 Oeste recebeu no dia 27 de junho de 2020 a Licença Prévia 178/2020, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM. A LP aprova a localização e a concepção de empreendimento que se encontra na fase preliminar de planejamento, atestando a sua viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação. A usina em questão é um empreendimento da Linha Onze Oeste Energia Ltda., empresa constituída pelas cooperativas Ceriluz e Coprel, com participações de 70% e 30%, respectivamente.

A obra está estimado em aproximadamente R$150 milhões de reais e acontecerá no leito do rio Ijuí, na comunidade com mesmo nome do empreendimento, no município de Coronel Barros, assim que emitida a Licença de Instalação (LI). A  PCH Linha 11 Oeste terá uma Potência Instalada de 23,6 Megawatts (MW). Para atingir essa potência será construída uma barragem de 16,03 metros de altura que deve gerar um reservatório de 42 hectares, no leito do rio em sua maior parte. A água seja transportada do reservatório para a Casa de Máquinas por um túnel de 2.833,11 metros.

Dando seguimento aos trâmites necessários para a obtenção da LI, a empresa responsável, Linha Onze Oeste Energia Ltda, informa que no dia 18 de março de 2021 será realizada Reunião Técnica, de forma digital, para análise do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) do mencionado empreendimento. O evento será realizado exclusivamente no formato digital. Para isso o interessado deve acessar o endereço online https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4KVwebwufXJmwv9ylV7v8EDrlWYTOG_hVd0d3DONKO7s8hw/viewform, onde fará sua inscrição para o evento, primeiro, para fins de registro de presença, e se desejar, também para se manifestar. A reunião também será transmitida pelos canais youtube da Ceriluz e Coprel.

O RAS do mencionado empreendimento já se encontra à disposição do público em geral para consulta na página www.fepam.rs.gov.br. Comentários a respeito do empreendimento também podem ser enviados até o dia 25 de março pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..