Meio ambiente

É por meio da força motriz da água que é gerada a energia elétrica distribuída pela Ceriluz, tanto em suas usinas próprias, quanto nas usinas integrantes do Sistema Interligado Nacional (SIN). Sendo assim, nada mais correto do que a Cooperativa desenvolver ações que visam à preservação e recuperação ambiental do ambiente onde está envolvida, durante a execução de suas atividades. Por um lado, gera energia limpa por meio de suas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que produzem eletricidade com um baixo impacto ambiental. Por outro, realiza Gestão Ambiental em suas atividades do dia a dia, ou seja, a administração dos danos causados pelas suas atividades.

Gestão Ambiental

Ceriluz Distribuição - São os profissionais do setor de Meio Ambiente que buscam orientar as podas sob as redes de distribuição de energia visando minimizar os impactos. A tecnologia auxilia neste sentido, ao permitir a instalação de redes com cabos multiplexados, também chamados de ecológicos, que toleram o contato com a vegetação, exigindo apenas podas superficiais. Todos os atos que interferem na natureza, como podas ou supressões de árvores, são realizados mediante Licenças Ambientais, que podem, em alguns casos, ser emitidos por secretarias municipais de Meio Ambiente autorizadas, ou então pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), por meio do Departamento de Florestas Protegidas (DEFAP).

Ceriluz Geração - Para que as usinas da Ceriluz possam gerar energia uma série de questões ambientais precisam ser consideradas. A Cooperativa segue normas determinadas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). São questões como a obrigatoriedade de manter viva a alça seca dos rios, deixando passar parte da água pelo leito, ininterruptamente, possibilitando assim a manutenção da fauna íctica (peixes), mesmo durante a geração. Neste sentido, por exemplo, a Cooperativa também mantém uma escada de peixes na barragem da Usina José Barasuol, sua maior usina. Por meio dela é possível manter o deslocamento dos peixes no período da Piracema, quando estes sobem o rio em direção às nascentes para reprodução. Quanto a Flora, a Ceriluz realiza a compensação das árvores derrubadas durante a construção das suas usinas, por meio do plantio de mudas nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

Educação Ambiental

Projeto Atitude Limpa - A preocupação socioambiental já é uma marca registrada da Ceriluz e a Cooperativa busca expandir os cuidados com o Meio Ambiente através de sua política de Educação Ambiental. Pensando nisso, realiza o Projeto Atitude Limpa, focando principalmente o público jovem da Ceriluz (estudantes). Este se constitui em apresentações, palestras, oficinas e divulgações de informações nos veículos de comunicação etc, com o objetivo de consolidar o conceito de sustentabilidade entre a população regional, visando principalmente a preservação da natureza, dos rios, e a redução no uso de materiais descartáveis. Para o Público estudantil também são disponibilizadas visitas às usinas, com orientações sobre o processo de geração de energia e os cuidados ambientais necessários neste tipo de obra. As atividades do Projeto Atitude Limpa, sejam palestras ou visitas nas usinas, podem devem ser solicitadas por escolas ou grupos organizados pelo telefone 0800 040 1010 ou 0800 51 3130.