Nas últimas semanas a Ceriluz recebeu os últimos equipamentos necessários para a conclusão da instalação da PCH Linha Onze Oeste, em Coronel Barros. Foram entregues os três conjuntos geradores que compõem a casa de máquinas principal, compostos por rotor e estator, cada um com capacidade de 7,9 megavolt-ampère (MVA). O último equipamento foi entregue nesta quinta-feira, 30 de janeiro, e sua montagem já está sendo realizada no interior da casa de máquinas, assim como ocorre com os anteriores.
Os conjuntos geradores se somam aos demais equipamentos já instalados, como os condutos forçados, entregues e montados em abril de 2024, e as turbinas, instaladas entre setembro e outubro do ano passado. Esses equipamentos são fornecidos pelas empresas Automatic Eletric e Hacker Industrial.
A montagem dos geradores e sua sincronização representam a última etapa antes do início da operação da usina, que começará com testes e, posteriormente, em modalidade comercial. Paralelamente, estão sendo finalizadas as instalações dos quadros de comando da casa de máquinas e da subestação elevadora, responsável por aumentar a tensão inicial de 6,9 mil volts (kV) para 69 kV.
Todas as estruturas físicas da usina já estão concluídas, incluindo barragem, minicentral, canal, túnel adutor e casa de máquinas, além da rede de transmissão que conectará a usina à Subestação Ceriluz 03, na Linha 01 Leste, em Ijuí. O empreendimento também já conta com a Licença de Operação (LO), concedida pela Fepam, certificando que todos os critérios ambientais exigidos durante a instalação do projeto foram atendidos. Com esse documento, é possível encaminhar a solicitação da Licença de Operação Comercial junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).