A eficiência operacional da Ceriluz ganhou novos números de destaque em 2025. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelam que a Cooperativa apresentou índices de qualidade melhores que a média nacional de concessionárias e permissionárias, especialmente no TMAE (Tempo Médio de Atendimento a Emergências).
Enquanto a média de atendimento das emergências para grandes concessionárias no Brasil foi de 7 horas e 14 minutos (434,17 min) em 2025, a Ceriluz registrou uma média de apenas 1 hora e 20 minutos (80,55 min) * para resolver problemas após o chamado. O resultado é expressivo mesmo quando comparado apenas às cooperativas permissionárias do país, que tiveram média de 2 horas e 8 minutos (128,20 min). “Acreditamos que isso se deve a alguns fatores, como a proximidade da Cooperativa com seus associados. Nossa sede, instalada ao lado da BR 285, permite o deslocamento rápido de nossas equipes para o interior. Também tivemos importantes investimentos na frota, com veículos de qualidade que qualificam o atendimento e, claro, é fundamental a atuação de nossos colaboradores”, comenta o engenheiro eletricista da Ceriluz, Tiago Garros.
Essa agilidade no atendimento reflete no tempo médio em que cada consumidor fica sem energia, representado pelo DEC (Duração Equivalente de Interrupção). Em 2025, os associados ficaram, em média, 7 horas e 55 minutos sem energia ao longo de todo o ano — uma redução importante em relação a 2024, quando o DEC da Ceriluz foi de 12 horas e 24 minutos por associado.
O terceiro parâmetro avaliado pela ANEEL é o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção), que retrata o número de vezes que cada associado ficou sem luz. O FEC de 2025 da Ceriluz foi de 7,94 interrupções, número também inferior ao de 2024, que foi de 9,33.
Tiago Garros ressalta que o clima é uma variável determinante nesses indicadores. “Além da eficiência do trabalho, é preciso considerar o impacto do clima na gravidade das ocorrências. Temporais mais graves vão causar mais danos às redes e exigir mais tempo das equipes para identificar os problemas e, por isso, os dados podem variar bastante de ano para ano. Mas, no geral, os números da Ceriluz são bastante positivos, em especial nesse ano de 2025”, avaliou.
Esses dados podem ser visualizados no site portalrelatorios.aneel.gov.br. Outra ferramenta disponibilizada pela agência é o Projeto Radar, que permite o monitoramento em tempo quase real das interrupções, ampliando a transparência para a sociedade.
________________________________________
*Os indicadores da ANEEL são apresentados originalmente em formato centesimal (ex: 80,55 minutos). Para facilitar a compreensão do leitor, os dados deste release foram convertidos para o formato de relógio (horas e minutos), transformando as frações decimais em segundos e minutos correspondentes.
