Está em vigor a nova versão do Regulamento de Instalações Consumidoras (RIC) para Baixa Tensão (BT), um conjunto de normas que orienta a correta instalação elétrica nas Unidades Consumidoras conectadas à rede da Ceriluz, especialmente no que se refere à implantação do quadro de medição de energia. O objetivo principal do regulamento é garantir a qualidade do fornecimento e a segurança das instalações elétricas.
A atualização do RIC/BT entrou em vigor na segunda-feira, 3 de fevereiro, conforme o prazo estabelecido pela Resolução 1000/2021, que regulamenta os serviços de distribuição de energia no Brasil. Essa nova versão traz correções e adequações às necessidades dos consumidores e às exigências de segurança do setor. Entre as principais mudanças, destacam-se a proibição do uso de postes de aço nas entradas de energia das Unidades Consumidoras e a não permissão do compartilhamento de postes para a instalação de medidores. Por outro lado, passa a ser regulamentado o uso de postes de concreto ou fibra de vidro com caixa acoplada, além de outras atualizações técnicas. O novo regulamento já está disponível para consulta e download aqui no site, em https://www.ceriluz.com.br/index.php/company/2017-02-20-11-50-54/downloads
Desde 2007, a Ceriluz adota um regulamento desenvolvido pelas cooperativas gaúchas, sob coordenação da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (FECOERGS). Inicialmente, as normas seguiam as diretrizes das concessionárias de energia, mas, ao longo do tempo, passaram por aprimoramentos com a participação de engenheiros eletricistas, eletrotécnicos e técnicos em segurança do trabalho das cooperativas filiadas. Esse processo permitiu que o regulamento fosse ajustado às necessidades específicas das cooperativas e seus consumidores.
Postes padrão Ceriluz - Para auxiliar os associados na instalação do quadro de medição, a Ceriluz disponibiliza um modelo padrão de entrada de energia, que inclui poste, caixa, materiais e equipamentos eletroeletrônicos, além da instalação na propriedade. Além de garantir mais agilidade e corrigir eventuais problemas técnicos, essa opção pode reduzir os custos para o associado. Os valores partem de R$ 1.500,00 para sistemas monofásicos de menor carga instalada e chegam a R$ 2.600,00 para redes trifásicas de maior carga. Esses valores incluem a instalação do poste e do sistema eletroeletrônico, mas não contemplam eventuais obras civis ou ajustes na rede elétrica que possam ser necessários para atender à demanda da propriedade.
Antes de realizar qualquer obra elétrica, é fundamental que o associado entre em contato com a Ceriluz para obter orientações e evitar problemas na instalação. Para mais informações, a cooperativa está disponível pelos telefones 0800 051 3130 e 0800 040 1010, além do WhatsApp (55) 3331-9101.