A PCH Linha Onze Oeste, que integra os ativos do Grupo Ceriluz, já conta com Licença de Operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), certificando que todos os critérios ambientais exigidos durante a instalação do projeto foram atendidos, estando apta a gerar energia. A LO ainda determina os critérios ambientais a serem atendidos pelo empreendedor no período de operação do empreendimento.
Além da usina, a LO também contempla a operação da subestação elevadora (69 kV) e da linha de transmissão (69 kV) que conectarão a usina ao sistema, a partir da Subestação Ceriluz 03.
A entrega oficial da LO foi realizada nesta terça-feira, 28 de janeiro, na sede da FEPAM, em Porto Alegre. A Ceriluz esteve representada no ato pelo diretor-secretário Sandro Lorenzoni, que recebeu o documento das mãos do presidente da FEPAM, Renato Chagas, e do diretor de energia da SEMA, Rodrigo Huguenin.
Essa é uma importante notícia que traz tranquilidade para a conclusão do empreendimento. Somente com a LO do órgão ambiental em mãos é possível fazer a solicitação da Licença de Operação Comercial da usina junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A expectativa da direção é que a autorização do órgão regulador ocorra logo, contemplando a entrada em operação da usina, atualmente em etapa final de instalação dos grupos geradores na casa de máquinas principal. A usina está localizada na comunidade que lhe dá nome, no município de Coronel Barros, e terá capacidade instalada de 23,6 MW.