A Ceriluz recepcionou nesta quinta-feira, 07 de abril, diversos profissionais da área técnica das 15 cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS (FECOERGS). Todos integrantes do Programa de Padronização das Atividades da Área Técnica, cujo objetivo é gerar um modelo único para as atividades do dia a dia das cooperativas, desde a elaboração dos projetos até a operacionalização das redes, considerando critérios técnicos e de segurança.
Entre os pontos tratados, a revisão dos procedimentos de Linha Viva, ou seja, intervenção em redes energizadas e a atualização da documentação para conexão de micro e minigeração e dos Regulamentos de Instalações Consumidoras (RICs). Já para o setor de segurança também ocorreu a revisão dos procedimentos de trabalho e orientações técnicas e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e de Riscos Operacionais (PGRO).
O coordenador do programa, Luís Osório Dornelles, engenheiro eletricista da FECOERGS, explica que ocorreram mudanças nas regulamentações vigentes sobre o setor o que exigia a atualização da documentação técnica vigente. “Hoje nós retornamos, após um longo período de Pandemia, onde tivemos o represamento de ações que precisávamos resolver, como por exemplo, a atualização da recente Resolução 1000, que substitui a Resolução 414 e agrega outras resoluções e dispositivos do Prodist*”, explica Dornelles.
O programa de padronização teve início no ano de 2003 e tem entre seus resultados a possibilidade das cooperativas se ajudarem em momentos de intempéries climáticas, com graves danos às redes. A partir dele a federação desenvolveu o Plano de Contingência, que abrange todo o estado do Rio Grande do Sul, que inclui o monitoramento do clima e das possibilidades de temporais, emitindo alertas, assim como possibilita a ajuda mútua entre cooperativas, com a cedência de materiais ou equipes àquelas mais atingidas, permitindo a retomada do abastecimento de energia o mais rápido possível aos associados.
*Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (Prodist) são documentos elaborados pela ANEEL e normatizam e padronizam as atividades técnicas relacionadas ao funcionamento e desempenho dos sistemas de distribuição de energia elétrica.