Segue em andamento no município de Augusto Pestana a construção da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Augusto Pestana, no Distrito de Arroio Bonito. Nessa segunda quinzena de abril a obra entrou na segunda etapa, começando a construção civil, com pequeno atraso considerando as chuvas registradas neste mês. Essa etapa se caracteriza pela construção das estruturas físicas, iniciando pela barragem e pela descarga de fundo, posteriormente passando para a casa de máquinas.

Nos três primeiros meses de 2022 a obra se caracterizou pelos trabalhos iniciais, de limpeza do terreno, perfuração e detonação das rochas nos locais onde estarão ancoradas a barragem e a Casa de Máquinas. A principal detonação aconteceu no dia 22 de fevereiro, contemplando todo o circuito. Pela obra ter exigido poucas detonações, não houve armazenamento de explosivos no local.

Além do início dos trabalhos físicos no local, a Cooperativa também já fez a encomenda dos equipamentos e geradores que compõe a Casa de Máquinas. A usina vai se caracterizar por uma barragem de 100 metros de largura e 4,2 metros de altura no rio Conceição, que fará o desvio da água para um canal que que será conduzida até a Casa de Máquinas. Esta contará com uma turbina com capacidade para 30m³/s, e um gerador de 1,4 MW. O restante da água, 3,33m³/s, irá transpor a barragem por meio de sistemas de vazão, para manter irrigada a chamada alça seca do rio, que será de apenas alguns metros. Essa capacidade instalada será possível a partir de uma queda de seis metros, entre o ponto de coleta da água na barragem e o ponto da turbina hidráulica.