• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

Há pouco mais de duas décadas os diretores da Cooperativa, então liderados pelo presidente José Barasuol, optaram por investir na geração própria de energia, com o objetivo de consolidar o sistema de distribuição e diminuir a dependência externa. Hoje, com quatro usinas próprias e outros quatro empreendimentos construídos por meio de parcerias, a Ceriluz tem um importante parque de geração de energia hídrica, limpa, que que dá sustentação ao seu trabalho de fornecimento de energia e garantias em momentos de dificuldades.

Desta iniciativa surgiu a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nilo Bonfanti, inaugurada no dia 10 de dezembro de 1999, no rio Buricá, no município de Chiapetta. Esta usina é considerada o embrião de todo o trabalho voltado à geração de energia hídrica e que culminou na formação da cooperativa Ceriluz Geração e na construção das demais usinas da Cooperativa.

Este empreendimento de geração de energia exigiu um investimento de aproximadamente R$1,2 milhão de reais, garantindo com sua estrutura uma capacidade instalada de 680 quilowatts (kW), pouco frente ao total instalado pela Ceriluz hoje, mas um grande passo para a época. Com esse investimento a Ceriluz foi uma das pioneiras na geração de energia entre as cooperativas brasileiras, que posteriormente vieram a seguir seus passos, conquistando hoje um importante posto no cenário nacional de geração de energia.

E o grande diferencial dessa infraestrutura de geração da Ceriluz é que suas usinas são de pequeno porte e, portanto, geram energia limpa a partir de um recurso renovável, com baixo impacto ambiental. Estas usinas, aliás, promovem melhorias nas regiões onde são instaladas, adotando cuidados para preservar áreas de preservação permanentes, além de implantar iniciativas regulares para proteção dos peixes e da fauna silvestre local.

Assista esse conteúdo em:https://www.youtube.com/watch?v=PBD5v6QgO7I&t=22s.