O verão se aproxima e junto com ele as altas temperaturas. Para amenizar o calor as pessoas optam por equipamentos eletrônicos como ar condicionados e climatizadores. Há com isso um aumento na demanda que pode ser perigoso ao sistema de distribuição de energia local. Por isso, é fundamental o consumidor fazer uso correto da energia. A Ceriluz quer ajudar disponibilizando o Manual do Consumidor que traz ainda dicas de segurança e para instalações próximas às redes.
Alterações na infraestrutura de transmissão de energia regional, como a ampliação da capacidade da Subestação Ijuí 01 e a construção da Subestação Ijuí 02, garantem maior tranquilidade durante este verão ao sistema de distribuição de energia regional. Mesmo assim, o associado deve fazer a sua parte, optando por um consumo consciente, evitando desperdícios.
Já que vamos utilizar mais energia para tornar a temperatura mais agradável, temos que poupar em outras frentes, como por exemplo, desligando lâmpadas quando desnecessário e utilizando a luz do dia, ajudados pelo horário de verão; devemos colocar o chuveiro no modo verão e tomar banhos mais rápidos, enfim, cada um deve encontrar uma forma para melhorar o consumo de energia em sua casa.
Para auxiliar nossos consumidores em suas decisões sobre a melhor forma de consumir energia, a Ceriluz – através do Projeto Atitude Limpa e adequando-se ao Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica – está levando por meio dos leituristas à casa dos associados o Manual do Consumidor, folder institucional que traz dicas de economia, segurança e uso da energia elétrica. Entre os destaques estão: 1) dicas de um projeto inteligente e uso eficiente de energia; 2) orientações para o uso de energia no horário de ponta; 3) informações para economia no uso de equipamentos elétricos; e 4) dicas de segurança no campo e orientações quanto aos primeiros socorros para casos de choque elétrico.
Estas informações devem ser compartilhadas pelo associado com sua família e o manual deve ser guardado para consultas sempre que necessário. A qualidade da energia que chega a casa dos consumidores depende também do consumo consciente por parte de todos.
Conheça algumas das dicas deixadas pelo Cerileco: