Nos dias 15 e 16 estiveram reunidos na Ceriluz engenheiros e técnicos eletricistas das cooperativas Cermissões, Certel e Certaja, além da anfitriã, que constituem a Comissão de Atualização do Regulamento de Instalações de Consumidores de Baixa Tensão. O objetivo deste grupo foi debater a reformulação dos sistemas de entrada de energia das unidades consumidoras e, a partir daí, unificar os procedimentos de trabalho entre todas cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul – Fecoergs.

As atividades deste grupo de engenheiros e técnicos eletricistas se enquadra dentro do Programa de Padronização adotado pela Fecoergs desde o mês de outubro de 2003. O objetivo desta proposta é unificar os métodos de trabalho das cooperativas do sistema Fecoergs, definindo padrões, instruções e especificações para o sistema elétrico das cooperativas. O foco inicial se dá sobre as atividades de projeto, construção, operação e manutenção de distribuição de energia elétrica. Outro objetivo específico é promover a integração e a cooperação entre os envolvidos: corpo técnico, cooperativas e instituições de ensino; formar base única de todos os padrões e garantir a manutenção deste conhecimento dentro do Sistema Fecoergs e desenvolver multiplicadores, possibilitando repassar os conhecimentos advindos do desenvolvimento técnico.

Inicialmente, foram constituídas as Comissões Temáticas, que tem o papel de analisar e discutir a documentação desenvolvida. É o caso do grupo que se reuniu esta semana em Ijuí. A cada ano é definida a agenda das reuniões de padronização, que possibilitam o encontro dos integrantes das Comissões. Dentro deste contexto já foram realizadas atividades de validação a campo da documentação desenvolvida, com a participação de equipes de rede das cooperativas filiadas e estiveram envolvidos no trabalho inúmeros profissionais entre engenheiros, eletrotécnicos, técnicos de segurança do trabalho, projetistas, operadores dos COD’s, eletricistas, advogados e assessores administrativos.