A Ceriluz realizou nesta quinta-feira, dia 23, o primeiro encontro de comunidade do ano, na Vila Salto, interior de Bozano, por meio de seu Projeto de Formação e Educação Cooperativista. Esta atividade iniciou às 19h30min no centro comunitário, reunindo associados e familiares da região para a troca de informações e experiências, com a participação da diretoria da Ceriluz.
Inicialmente o presidente Iloir de Pauli trouxe um resumo das ações que as Cooperativas – Geração e Distribuição – vêm desenvolvendo e propostas de investimentos futuros nas áreas de construção de usinas e fornecimento de energia aos consumidores. “Esta é uma importante oportunidade para nós trocarmos ideias com o nosso grupo de associado, uma vez que estamos aqui para levar informação, mas também para receber contribuições para construir uma Cooperativa mais forte”, afirmou o presidente, se referindo principalmente ao terceiro momento da atividade, quando são apresentados números da gestão 2012 e disponibilizado espaço para questionamentos, críticas e sugestões.
Outra atividade da noite refere-se à palestra “Cooperativismo, Agronegócio e Desenvolvimento” com professor Pedro Luís Büttenbender. Ele aborda os processos de comercialização de produtos, de gestão dos agronegócios e de organização da agricultura familiar, trazendo inclusive exemplos práticos de iniciativas em propriedades rurais. Os encontros de comunidade se incluem na proposta do Programa Além da Energia, que objetiva oportunizar aos associados algo mais que a geração e distribuição de energia. Além do encontro de Bozano já estão confirmados outros dois: na comunidade de Ijuizinho, em Augusto Pestana, no dia 06 de junho, e em Três Vendas, Catuípe, no dia 20 de junho. Estas atividades têm o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP.