Com o propósito de combater ao desperdício de energia elétrica entre seus consumidores, a Ceriluz promove o seu Programa de Eficiência Energética (PEE). Por meio da proposta a Cooperativa vai incentivar medidas que promovam a economia no consumo de energia, entre elas, a substituição de equipamentos eletrodomésticos nas residências. Isso ocorre cumprindo a lei número 9.991, de 24 de julho de 2000, pela qual as empresas concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar 0,5% da receita operacional líquida em programas que tornem o uso da energia mais eficiente, seguindo a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Com o objetivo de reduzir o consumo de energia a Cooperativa irá proporcionar a substituição de 1,6 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes compactas por lâmpadas leds – última tecnologia em iluminação – e 25 geladeiras, além de instalar 25 sistemas de aquecimento solar e 15 novos padrões de entrada, sem custos aos beneficiários. A última iniciativa visa adequar algumas entradas de energia em situação irregular, garantindo também mais segurança aos consumidores. Bráulio Schussler, técnico eletricista responsável pelo projeto, explica que a Cooperativa realizou um levantamento entre os associados da Classe Residencial Baixa Renda para definir quem seriam os beneficiários. “Foram selecionados aqueles consumidores que, primeiramente, aceitaram a troca da sua geladeira antiga e estes também serão beneficiadas com os aquecedores solares e as lâmpadas. Para substituir os padrões de entrada foram escolhidas entre os entrevistados aquelas residências que apresentaram situação mais precária, considerando questões técnicas e de segurança”, explica. Bráulio acrescenta que são equipamentos de alta eficiência que irão substituir equipamentos ultrapassados, principalmente as geladeiras e chuveiros, principais vilões do consumo.
A proposta se destina principalmente para consumidores da classe Residencial Baixa Renda, conforme a determinação da ANEEL, ou seja, aqueles cadastrados nos programas sociais do governo. No entanto, associados das classes Rural e Residencial também podem ser beneficiados com a substituição de lâmpadas incandescentes e compactas por modelos leds, de alto fator de potência. Para isso os interessados devem contatar a partir do dia 22 de julho os escritórios da Ceriluz – Ajuricaba, Catuípe, Chiapetta e Ijuí – para fazer a sua inscrição, devendo informar o número da Unidade Consumidora (UC), que consta na fatura de energia. Bráulio salienta que as lâmpadas serão limitadas proporcionalmente ao número de associados por município e aquele associado que receber as lâmpadas leds terá que entregar o mesmo número de incandescentes ou compactas para descarte. Para saber mais detalhes sobre o PEE ouça o Informativo Ceriluz Além da Energia desta semana.