A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu em reunião pública extraordinária da diretoria, no dia 27 de junho, o reajuste tarifário da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda. – Ceriluz Distribuição. O efeito médio a ser percebido pelos associados da cooperativa será de 5,05%. A nova tarifa passa a vigorar a partir do dia 30 de junho, com reflexo aos associados nas faturas pagas no mês de julho e será praticada até junho de 2014, quando haverá nova revisão.

O presidente Iloir de Pauli explica que se trata de uma adequação nas tarifas que é feita anualmente pela agência reguladora, para todas as permissionárias ou concessionárias de energia elétrica. Segundo ele a definição fez valer a mudança ocorrida em abril, que garantiu um desconto de energia a todos os associados, prolongando por mais um ano as tarifas em patamares praticados em meados dos anos 2000 pela Cooperativa. “Nossa expectativa era de que as tarifas se mantivessem semelhantes ao que foi definido pelo decreto presidencial, que nos garantiu um desconto de 29,5%, e isso se confirmou, considerando o reajuste ocorrido”, comenta ele.

O reajuste das tarifas não é uma definição da direção da Cooperativa, mas sim da agência reguladora e acontece sempre no mês de junho desde que a Cooperativa assinou o contrato de Permissionária de Serviço Público, no ano de 2010. Sendo assim já é o terceiro reajuste feito pela agência que considera as variações de custos que as distribuidoras de energia têm durante o período de referência, ou seja, os últimos doze meses. A resolução homologatória completa está publicada neste site, em Tarifas de Energia.

Fecoergs – O reajuste das tarifas das cooperativas foi um dos temas tratados na manhã desta quinta-feira, dia 27, no auditório da Ceriluz, onde ocorreu reunião da Federação das Cooperativas de Eletrificação e Desenvolvimento Rural (FECOERGS), reunindo os presidentes ou representantes das cooperativas Coprel, Cermissões, Coopernorte, Certhil, Cerfox, Certaja, Cooperluz e Certel, além da anfitriã (foto). Esta reunião ocorreu paralelamente a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato das Cooperativas de Eletrificação e Desenvolvimento Rural, o Sindicooper. O encontro da Fecoergs foi coordenado pelo superintendente da entidade, José Zordan, que explica que a atividade se enquadra no processo de interiorização da Federação, sendo que esta é a segunda ação ocorrida fora da capital gaúcha. “Faz parte desse processo de descentralização conhecer a cada cooperativa para ver se aquilo que nós defendemos como Federação está de acordo com a sua realidade”, comentou ele. Antes de Ijuí, Bagé havia sediado um encontro de diretores das cooperativas promovido pela federação.