Os colaboradores das usinas da Ceriluz Geração participaram nesta sexta-feira, 02 de agosto, de um treinamento focando a prevenção de acidentes com animais peçonhentos, coordenado pelo setor de Segurança no Trabalho. A indicação de cuidados e orientações de primeiros socorros se torna indispensável considerando que espaços como os das Pequenas Centrais Hidrelétricas são propícios para a proliferação de animais como cobras, aranhas e escorpiões, uma vez que ali existem áreas que servem de abrigo para os mesmos.
A responsável técnica pelo setor de Segurança no Trabalho, Andrea Cargnelutti, reforça que se trata de um trabalho preventivo, uma vez que a Cooperativa não registrou nenhum acidente do gênero nos últimos anos. “O objetivo deste nosso trabalho é prevenir acidentes dessa natureza, fazendo com que os colaboradores saibam identificar os animais venenosos, bem como práticas de primeiros socorros necessários em caso de algum incidente”. Para esclarecer os colaboradores ocorreu uma explanação oral e foram disponibilizados cartazes e folders com orientações sobre os principais animais peçonhentos, locais de risco e medidas de primeiros socorros. Em termos práticos os colaboradores já utilizam no dia a dia botas de cano longo, calças compridas, luvas de raspa e camisas de manga longa, que ajudam a prevenir estes e inúmeros outros acidentes.
O contato com animais peçonhentos é responsável por mais de 115 mil casos anuais de intoxicações no país, segundo registros do Instituto Butantan. Conforme dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos houve um crescimento de 160% no número de notificações de acidentes do gênero e, para os especialistas, há várias causas que contribuem para este aumento, entre elas, o desequilíbrio ecológico, chuvas que desalojam animais e ainda o acúmulo de lixo. Considerando a relevância do tema, as orientações passadas aos colaboradores também estão sendo compartilhadas com os associados da Cooperativa, por meio do informativo de rádio, nos horários tradicionais nas emissoras de rádio da região.