A Ceriluz realizou investimentos na construção de novas redes em vários municípios da sua área de ação. Dois sistemas de distribuição vão beneficiar associados dos municípios de Jóia e Augusto Pestana. Na comunidade de Cambará e arredores já está concluído o trabalho de recondutoramento, ou seja, ampliação da capacidade dos cabos e complementação de fases, passando de monofásica para trifásica.

Segundo o coordenador do setor de construção e manutenção de redes, Rúbio Basso, o objetivo é reforçar o fornecimento evitando interrupções de energia. “Como havia só uma fase tinha o risco de sobrecarga quando ocorria uma grande demanda por parte dos equipamentos dos associados, e assim, chance de quedas de energia”, explica ele. Conforme o Centro de Operação da Distribuição (COD) esta rede - que utilizou de 6,6 mil kg de cabos e mais de 130 postes - atende a 260 famílias que agora terão mais segurança em utilizar sua energia, especialmente nos horários de pico.

Outra rede ainda está em construção e a obra deve se estender até o mês de fevereiro de 2014. Localizada em Marmeleiro, Augusto Pestana, vai melhorar a energia para 190 famílias associadas, também passando de monofásica para trifásica. A previsão é que até o final de sua construção consuma 185 postes e mais de 8 mil kg de cabos. Rúbio acrescenta que estas redes perfazem juntas mais de 30 quilômetros de extensão e estão sendo feitas por equipes de técnicos terceirizados, deixando assim os eletricistas da Ceriluz liberados para as demandas do dia a dia da Cooperativa, como manutenções preventivas.

Além destas duas obras, executadas totalmente com recursos da Cooperativa, há ainda outras que são realizadas com a contrapartida de associados, visando fins específicos, especialmente agropecuários. Entre estas obras destacam-se uma em Monte Alvão, Chiapetta, outra em Santa Tereza, Catuípe, e uma terceira próxima a cidade de Inhacorá. Juntos estes projetos demandam uma potência instalada de mais de 1.160 KVA. Nestes locais, além de novas extensões até as respectivas propriedades, ocorreu a substituição de postes das redes principais e o recondutoramento, favorecendo também outros associados.

Para o presidente Iloir de Pauli, que acompanhou de perto as obras (foto), o meio rural vem se desenvolvendo a passos largos e demandando muita energia. “Nós estamos nos esforçando para atender a todas as demandas e, assim, ajudar a construir municípios mais prósperos”. As demandas por novas redes devem ser encaminhadas com antecedência à Cooperativa, garantindo assim tempo hábil para sua execução, uma vez que existe uma lista de solicitação a ser seguida, conforme determina a Aneel.