O verão costumeiramente é um período onde ocorrem aumentos na demanda por energia. Isso pode significar um estrangulamento no fornecimento. Contudo, investimentos recentes feitos em subestações de energia da região garantem mais tranquilidade para os associados consumidores da Ceriluz.
Uma iniciativa realizada pela Ceriluz ainda no início de 2013 trouxe mais tranquilidade no fornecimento de energia para seus associados: a ampliação da capacidade instalada da subestação localizada na Linha 05 Norte, Ijuí. No local foram substituídos dois transformadores de 5 Megavolt-Ampere (MVA) por outros dois de 10 MVA, dobrando assim a sua capacidade de atendimento das demandas de energia. Essa ampliação beneficia principalmente aos associados consumidores da região norte de Ijuí e dos municípios de Catuípe, Ajuricaba e Chiapetta, permitindo a implantação de novos projetos elétricos, especialmente para irrigação.
O restante da energia demandada pela Ceriluz provém da conexão com a subestação Ijuí 01, de propriedade da CEEE, onde é disponibilizado um total de 50 MVA compartilhados entre Ceriluz e Demei, de onde saem sete alimentadores, sendo três para a Ceriluz. Nesta subestação também ocorreram melhorias recentes focando a tranquilidade no abastecimento da região, quando um transformador de 8 MVA foi substituído por outro de maior potência, de 25 MVA.
Conforme a direção da Ceriluz, considerando estas conexões, os associados podem ficar tranquilos quanto a oferta de energia durante este período de verão. A Ceriluz totaliza uma capacidade de atendimento de pelo menos 50 Megawatts (MW), para uma demanda máxima registrada em 2013 de aproximadamente 30 MW, havendo espaço para incremento no consumo, sem riscos de quedas prolongadas.
Novas subestações - Outro investimento que beneficiou a região como um todo neste verão foi a Subestação Ijuí 02, de propriedade da Eletrosul. Ela já está energizada e conectada às subestações da Ceriluz e Ijuí 01. Antes toda a energia que abastecia estas subestações era trazida de Santo Ângelo, cujo sistema já se encontrava bastante sobrecarregado.
Na mesma linha, a Ceriluz fará outro investimento na área, com a instalação de uma nova subestação de energia na região de Santo Augusto. Uma empresa terceirizada já está implantando o canteiro de obras no local escolhido para a nova subestação, devendo, em breve, iniciar as primeiras atividades de construção, tendo prazo até junho deste ano para entrega-la concluída. Esta nova unidade de força terá uma capacidade instalada de 10 MVA, com dois transformadores de 5 MVA cada, os mesmos que foram retirados em 2013 na subestação de Ijuí. Esse projeto vai garantir mais autonomia para a Cooperativa, que atualmente recebe energia por um alimentador abastecido pela RGE.