A Ceriluz recebe com frequência pedidos de projetos para instalação de novas entradas de energia ou mesmo de adequações de infraestruturas já existentes. Em cada um desses pedidos o proponente deve apresentar uma série de documentos para viabilizar a sua execução por parte da Ceriluz. Em geral, há alguns documentos básicos solicitados para todos os casos e, em algumas situações, exigências mais específicas que devem ser providenciadas pelo associado.
Para poder fazer seu pedido o solicitante precisava vir à Coperativa onde recebia os formulários a serem preenchidos, alguns já no momento do atendimento, enquanto outros são providenciados junto a órgãos e profissionais habilitados. Agora não há mais a necessidade de primeiro se dirigir à Ceriluz. O associado ou o seu responsável técnico têm a opção de primeiro acessar o site da Cooperativa, em www.ceriluz.com.br, e fazer o download de todos os formulários e documentos exigidos, facilitando o encaminhamento dos projetos. “Essa ideia surgiu devido ao alto índice de reprovação de projetos, já que ocorriam muitos erros ou faltavam documentos solicitados. Decidiu-se utilizar ferramentas que auxiliem os projetistas e associados quanto à documentação necessária para elaborar estes projetos, padronizando todos os formulários e documentos e os disponibilizando no site”, explica o engenheiro eletricista, André Schussler, responsável técnico pelo setor de projetos.
No site da Ceriluz, acessando o link de downloads no menu esquerdo da página, identificado pela cor verde, o associado pode baixar todos os documentos e preenchê-los. Em seguida, providenciar o envio de uma cópia digital para a Ceriluz, que pode ser via o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por meio de um pendrive ou CD, diretamente na Cooperativa, onde também deverão ser entregues três vias impressas. “O projeto só é aceito no escritório de Ijuí e é protocolado caso não exista nenhuma pendência ou falta de documentos”, acrescenta Schussler, lembrando que a tramitação do projeto obedece regras estabelecidas pela Resolução 414, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Considerando o número de pedidos e os prazos existentes, é importante o interessado encaminhar seu projeto com antecedência, considerando a necessidade de ter a energia elétrica à disposição para uso residencial ou produtivo.