A vida cada vez mais corrida incentiva as pessoas a aderirem a alternativas para o cumprimento de compromissos. O mesmo se dá no pagamento das contas de energia. Por dificuldades de deslocamento às lotéricas conveniadas ou mesmo por esquecimento, algumas vezes o pagamento não é feito, provocando o envio de um aviso de corte na fatura seguinte. É para minimizar estas dificuldades que a Ceriluz oferece a opção do Débito em Conta. Na data pré-definida, automaticamente, o valor da fatura é processado na conta informada e autorizada pelo associado junto ao banco.

Atualmente mais de 4,8 mil associados da Ceriluz já optaram por essa facilidade, o que equivale a aproximadamente 35% dos cooperados. Para o associado aderir a esta modalidade basta aproveitar, quando estiver em seu banco, seja uma unidade do Sicredi, Banrisul, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, e autorizar o débito da fatura em sua conta. O banco fará contato com a Ceriluz informando essa decisão e a fatura seguinte já será debitada.

É uma medida simples, mas não necessariamente sem preocupações. Essa atitude facilita em muito a vida do associado, que não terá mais o compromisso mensal de quitar seu débito com a Ceriluz em uma lotérica e não correrá o risco de, por um esquecimento, ter o fornecimento de energia interrompido. Porém, o associado deve ficar atento à evolução contábil de sua conta bancária, mantendo sempre o valor disponível para o pagamento da referida fatura e outros débitos existentes, bem como de taxas bancárias, sob o risco de entrar no cheque especial. Também é importante o consumidor confirmar o débito em sua conta no primeiro mês, para evitar que erros deixem a fatura sem pagamento.