• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

A intercooperação é um dos princípios do Cooperativismo e é ela que dá norte a muitas iniciativas da Ceriluz, quando esta busca parcerias com outras cooperativas ou empresas. Temos exemplos disso em diferentes projetos de geração de energia.

Neste ano, em junho de 2021, entrou em operação comercial a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, uma parceria entre a Ceriluz, que detém 59% de participação no empreendimento e a Coprel, cooperativa de Ibirubá. Localizada no município de Boa Vista do Cadeado a usina aproveita a vazão d'água do rio Ijuizinho para gerar 4,85 Megawatts (MW).

Também em 2021, em janeiro, entrou em operação comercial a PCH Forquilha IV, de 13 MW, localizada no município de Maximiliano de Almeida, no RS. Neste empreendimento a Ceriluz conta com participação de 20% dos ativos, ao lado das cooperativas Creral e Coprel, e outros empreendedores de Erechim.

Já em Zortéa, Santa Catarina, a Ceriluz tem participação de 40% na Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Agudo, usina de 3,9 MW de potência instalada da empresa SPVR Geração e Comercialização de Energia Elétrica Ltda. Operando desde março de 2016, a obra foi totalmente coordenada pelas equipes técnicas da Ceriluz e a usina é favorecida pelo terreno inclinado existente na região, com uma queda de 122 metros.

Outro empreendimento com participação da Ceriluz é a Termoelétrica São Sepé, na região central do RS, empreendimento da Cooperativa Creral, onde a Ceriluz tem 10% de participação. Com potência instalada de 08 MW a usina gera energia a partir da queima da casca de arroz.

Estes são exemplos de iniciativas importantes que permitem à Cooperativa dividir as dificuldades de construir uma usina, mas também os resultados. Mesmo às vezes estando longe de Ijuí, esses resultados acabam sendo reinvestidos aqui, na qualidade da energia do nosso associado. Assista esse conteúdo em no nosso canal do youtube, acessando AQUI. Inscreva-se e ative as notificações para receber os próximos vídeos.