• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Escassez Hídrica

Aconteceu no dia 18 de março, às 19 horas, a reunião técnica de análise do Relatório Ambiental Simplificado (RAS) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Linha 11 Oeste. O evento teve a coordenação de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e da empresa responsável, a PCH Linha 11 Oeste Ltda., e contou com a participação de representantes das cooperativas investidoras, Ceriluz e Coprel, lideranças municipais, representantes de entidades de classes, profissionais ligados ao meio ambiente e representantes da comunidade.

A mediação do encontro foi feita pela equipe da FEPAM, composta pelo arquiteto Manuel Eduardo de Marcos, coordenador da reunião, e pelo geólogo Leonardo Gruber, coordenador do processo de licenciamento. Representando o órgão estadual estavam ainda as analistas ambientais Simoni Rossi Matos, bióloga, Lídia Caroline Goedtel, engenheira química, e Nina Rosa Lages, geógrafa. “Considerando os empreendimentos hidrelétricos atualmente licenciados pela FEPAM, esta é uma das maiores PCHs com Licença Prévia emitida e por isso é uma prioridade do governo, dada sua capacidade de geração de energia, geração de empregos e o estímulo para a economia local. Dessa maneira [com essa reunião] esperamos aproximar um pouco mais o licenciamento do empreendimento - que é um procedimento contínuo - com os anseios, expectativas e percepção da comunidade”, explicou Gruber.

Representando os empreendedores fizeram uso da palavra a bióloga Carla Coppeti, coordenadora e sócia proprietária da GEOMAC, empresa consultora que realizou os estudos do RAS, e o engenheiro civil Daniel Bittencourt, responsável pelo empreendimento. Eles apresentaram detalhes dos projetos e as ações de cunho ambientais adotadas ou a serem implantadas. Posteriormente, os presentes, mediante inscrição prévia, puderam interagir, expondo seu ponto de vista sobre o projeto ou fazendo questionamentos.

A PCH é um empreendimento da Linha Onze Oeste Energia Ltda., empresa constituída pelas cooperativas Ceriluz e Coprel, com participações de 70% e 30%, respectivamente, que terá uma Potência Instalada de 23,6 Megawatts (MW).

O vídeo completo da Reunião Técnica pode ser assistido no canal do Youtube da Ceriluz.