O título desse texto parece um tanto contraditório considerando todas as dificuldades enfrentadas. Acompanhamos a evolução da Pandemia no Brasil e no mundo e as dúvidas e medos que ela trouxe. Porém, avaliando o trabalho realizado aqui na Ceriluz o ano pode ser avaliado como bom, considerando, claro, que poderia ter sido ótimo. É inegável que toda essa situação trouxe transtornos e exigiu que nos adaptássemos a essa nova realidade. Nós e o mundo.

Enfrentamos a pandemia desde o primeiro dia. As dúvidas iniciais fizeram com que paralisássemos parte de nossas atividades não essenciais e eventos foram cancelados. Até mesmo nossa Assembleia Geral Ordinária, sempre realizada em meados de março, foi postergada. Mas passado o primeiro susto, aos poucos, fomos normalizando nossas ações, até porque, a distribuição de energia é serviço essencial e não pode parar. Pelo contrário, sabendo que as pessoas estariam em suas casas se cuidando, exigindo ainda mais de nós para seu conforto e trabalho, buscamos atender ainda melhor. E isso se refere à energia e também à internet, serviços fundamentais no período.

Enquanto a demanda por energia no país caiu, na Cooperativa cresceu e atendemos sem dificuldades, fruto de investimentos que realizamos nos últimos anos e seguimos realizando. Mesmo num ano crítico como este, nós construímos novas redes, iniciamos a implantação de uma nova subestação e concluímos uma usina. Isso, sem falar nos projetos que desenvolvemos em parceria com outras cooperativas, que também seguiram a passos largos.

Temos que comemorar ainda as boas notícias em relação às tarifas de energia. No primeiro semestre, marcado também por uma grave estiagem na região, conseguimos amenizar as perdas dos associados garantindo um desconto de 10% sobre as tarifas de energia de nossos associados, ajudando na economia familiar. Depois, em julho, enquanto outras distribuidoras aumentavam suas tarifas nos Reajustes Tarifários, nós conseguimos manter as nossas praticamente nos mesmos valores do ano anterior. Isso, não por acaso, mas pela mobilização que fizemos junto aos órgãos reguladores e iniciativas como um leilão de compra de energia.

Acima de tudo, o que esse ano nos trouxe foi aprendizado. Tivemos que nos adaptar e rever nossas atitudes. E nesse ponto, temos que agradecer e parabenizar nossos colaboradores que não pararam em nenhum momento. Nosso trabalho mudou, sim, mas todos sempre estavam a postos para atender qualquer situação, afinal, serviços essenciais não param. Felizmente, com todos os cuidados que tivemos, priorizando sempre a saúde e bem estar de todos, tivemos poucos registros de Covid-19 entre nossas equipes. Sim, elas ocorreram, mas ninguém com consequências graves.

Nossa principal perda em 2020 foi justamente na relação com os associados, marca registrada da Ceriluz e do Cooperativismo. Não foi possível ir até eles em nossos encontros de comunidade, ou buscá-los para trocar ideias e confraternizar aqui na Ceriluz. Os eventos presenciais não puderam ser realizados. A expectativa é que 2021 chegue com boas notícias nesse sentido, traga a vacina para a Covid-19 e junto a tranquilidade às pessoas, para que elas possam se concentrar em seus afazeres, sem medo.

Que venha 2021, melhor, com saúde e alegria para todos. Que possamos voltar a nos encontrar e abraçar familiares, amigos e associados. Tomara que este que chega seja UM ÓTIMO ANO.

 

* Quer saber mais? Ouça a entrevista completa do presidente Iloir de Pauli concedida ao Informativo Ceriluz dessa semana acessando-o aqui.