A Ceriluz esteve na última quinta-feira, 03 de outubro, na comunidade de Santa Tereza, em Catuípe, onde realizou seu décimo encontro de comunidade, reunindo associados por meio do Projeto de Formação e Educação Cooperativista. Um bom público compareceu para prestigiar as atividades que incluíam a palestra Cooperativismo, Agronegócio e Desenvolvimento Rural, ministrada pelo professor Pedro Luís Büttenbender e também a apresentação dos resultados e investimentos da Ceriluz no primeiro semestre 2013, feita pelo presidente Iloir de Pauli.
Esta atividade marcou o encerramento de um ciclo de encontros realizados ao longo do ano, entre os meses de maio a outubro, visitando diferentes localidades da região de atuação da Ceriluz (veja box abaixo). No total foram mais de 1,3 mil associados e familiares beneficiados com a iniciativa, cujo objetivo foi possibilitar conhecimento sobre gestão do seu agronegócio e também sobre o papel do cooperativismo no desenvolvimento regional. “Entre as prioridades nestas ações está possibilitar que o associado tenha informações sobre a Ceriluz, de modo que possa participar efetivamente da vida da Cooperativa, sugerindo ou criticando”, comenta o presidente Iloir de Pauli. O fato dos diretores e colaboradores irem até o associado facilita essa participação e amplia a relação, uma vez que, de outra forma, o associado teria apenas as assembleias para interagir com seus representantes dentro da Ceriluz.
Joceli Giacomini, associado de Ilha Grande que esteve presente no encontro de Santa Tereza, em Catuípe, lembrou a transparência das ações dos diretores. “Foi bem colocado pelo presidente Iloir tudo aquilo que foi feito pela Cooperativa, de forma transparente, para que todos pudessem compreender como que a Ceriluz e o sistema Cooperativo está trabalhando para todos os associados”, afirma ele. Já Valdir Gergen, morador no Rincão dos Bazana, que esteve no encontro de Boca da Picada, Augusto Pestana, destaca a importância da Ceriluz na gestão das propriedades, levando informações sobre o tema e garantindo tarifas de energia mais acessíveis aos agricultores. “Para mim, hoje um grande exemplo de cooperativa é a Ceriluz, que representa a redução no custo da energia. É um exemplo do.
O presidente Iloir de Pauli salienta a expectativa da direção de que as informações repassadas contribuam para a melhoria na qualidade de vida dos associados, assim como a energia elétrica já faz e, em nome da direção e dos colaboradores, agradece a todos que participaram destas atividades. O Projeto de Formação e Educação Cooperativista é promovido por meio do Programa Além da Energia e tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/RS.