Desde o último dia dez de outubro a Ceriluz está participando da ExpoIjuí/Fenadi 2013, feira de negócios e cultura, que acontece no Parque de Exposições Wanderlei Agostinho Burmann, em Ijuí. A Cooperativa organizou sua casa no parque pensando em bem receber o associado e proporcionar a ele um espaço de relacionamento, levando informações e recebendo sugestões.
“A Casa Ceriluz, na ExpoIjuí, é mais uma oportunidade que damos aos nossos associados para encontrar diretores e colaboradores, para conversarmos e recebermos sugestões e críticas, o que é vital para a construção do planejamento de uma Cooperativa”. Assim o presidente Iloir de Pauli resume a permanência da Casa da Ceriluz no Parque de Exposições Wanderlei Burmann, iniciativa que já se tornou tradicional ao longo dos últimos anos. Por ser uma prestadora de serviço e não ter um produto para comercializar, a Cooperativa optou por demonstrar processos e cuidados tomados ao longo de suas atividades visando à segurança e a qualidade na distribuição da energia. Neste sentido organizou uma amostra de vídeo onde está rodando em um telão de led um pouco da história, da infraestrutura, cuidados com segurança e também ideias de investimentos futuros em energias alternativas. O destaque é para a preocupação com a segurança dos colaboradores, onde um vídeo institucional demonstra todos os equipamentos de segurança utilizados pelos colaboradores, os quais também estão expostos fisicamente em manequins, à disposição dos associados para conhecê-los de perto. “Acreditamos que, como diz o slogan do vídeo, a segurança do nosso colaborador é a garantia de uma energia com eficiência e qualidade ao nosso associado”, comenta Iloir de Pauli.
Outro destaque na participação da Ceriluz na feira são as atividades promovidas por meio do Projeto Atitude Limpa. Dentre estas ações sobressai-se a atividade realizada na segunda-feira, 14, que reuniu aproximadamente cem mulheres de várias comunidades da região de atuação da Cooperativa para a palestra “Dicas de consumo consciente de energia elétrica”, ocorrida na Casa do Produtor Rural e que contou com a participação especial do mascote Cerileco e da palhaça Pipoca, interpretados por colaboradores da Ceriluz e que visavam, de forma divertida e lúdica, ajudar na assimilação das informações repassadas. A ação caracterizou-se por levar subsídios sobre a melhor maneira de utilizar a eletricidade, de forma a garantir qualidade no fornecimento e economia nas residências. “As mulheres são o esteio das famílias e com certeza elas têm um papel importantíssimo na gestão do uso da energia, considerada hoje um insumo de primeira importância nas residências e propriedades”, afirma o diretor-secretário Romeu de Jesus, que representava a direção na atividade. As associadas avaliaram de forma positiva o projeto. “É uma maneira que a Ceriluz encontrou de levar conhecimento às associadas, passando formas de utilização da energia com menor desperdício e, tendo economia, naturalmente, melhora a vida da gente”, afirma a associada de Ijuí, Marta Grenzel. Já a associada Márcia Rush, de Catuípe, comenta que a iniciativa foi produtiva e deve ser promovida outras vezes. “Foi um evento bastante atrativo e eu acredito que futuramente deveria ser realizado mais vezes, principalmente para nós associadas que trabalhamos com agropecuária”, reforça.
O mascote Cerileco e a palhaça Pipoca, acompanhados da palhaça Piruá, também estiveram presentes na ExpoIjuí/Fenadi no dia 12 de outubro, sábado, interagindo com crianças em seu dia, realizando brincadeiras e distribuindo brindes educativos que visam o consumo adequado da energia elétrica. A casa da Ceriluz está aberta todos os dias, com colaboradores e diretores no local, preparados para esclarecer dúvidas e receber sugestões, ou mesmo, proporcionar um momento de descanso aos associados que visitam a feira.