Analisando superficialmente a colheita de soja não verificamos de imediato a participação da Ceriluz nos resultados desta cultura. Porém, se nos aprofundarmos, podemos ver que ela tem um papel fundamental e representa mais uma vez a garantia de resultados econômicos para os produtores rurais associados. Isso porque, para agregar valor a esta commodity, é fundamental que se realize um bom trabalho no beneficiamento deste grão, especialmente a secagem.
A Cooperativa Ceriluz entra no processo de beneficiamento de grãos ao fornecer energia elétrica para um significativo número de empresas que armazenam e beneficiam a soja em toda a nossa região de atuação. No total a Cooperativa fornece energia para 24 unidades de empresas cerealistas que recebem, armazenam e comercializam grãos, além de propriedades que fazem o próprio beneficiamento do que produzem. “A Ceriluz tem uma participação diária na vida do associado e, neste momento da safra de soja, isso se intensifica por meio de sistemas de irrigação já instalados e durante a colheita por meio das agroindústrias que trabalham na separação dos grãos, secagem, classificação, enfim, participamos do início ao fim do processo produtivo da cultura da soja”, afirma Romeu de Jesus, diretor secretário da Cooperativa e também agricultor.
A importância da energia elétrica no beneficiamento dos grãos se percebe analisando o consumo destas empresas durante o ano. Fica claro o crescimento expressivo do consumo nos meses de abril e maio, pelo qual estamos passando, auge da colheita da soja, e também nos meses de outubro e novembro, neste período para beneficiamento principalmente do trigo, aveia e milho. Nestes meses se consome praticamente 45% de toda a demanda destas empresas ao longo do ano, o que não é pouco. Em 2013, por exemplo, estas empresas consumiram juntas 7.714.987 quilowatts/hora, do total de 107.269.987 distribuídos pela Cooperativa ao longo do ano. Isso equivale a 7,2% de toda a energia distribuída no ano passado. O consumo de energia da Classe Rural corresponde a 44% da demanda da Ceriluz, conforme resultados de 2013. Mais detalhes sobre a participação da Ceriluz nas atividades agropecuárias podem ser vistos no programa de rádio da Cooperativa.