A Ceriluz retomou nesta semana seus encontros do Projeto de Formação e Educação Cooperativista, do Programa Além da Energia, reunindo mais de 1,2 mil associados num período de dois dias. Foram realizados quatro encontros com uma média de 300 presentes em cada um deles, beneficiando casais de associados dos municípios de Nova Ramada, reunidos na Sociedade Corinthians, de Ijuí, no Salão Paroquial de Santana, ambos no dia 06 de maio, e de Catuípe e Augusto Pestana, sempre nos salões paroquiais destas cidades, no dia 07 de maio. Os encontros aconteceram respectivamente pela manhã e à noite, iniciando às 10 horas e 19 horas.
O presidente Iloir de Pauli lembra que o foco destes quatro encontros foi diferente dos demais realizados pelo projeto. “Optamos por tratar de questões menos técnicas e mais emocionais de nossos associados, pensando em melhorar o relacionamento das famílias e contribuir para a qualidade de vida destas pessoas, que é o principal objetivo do Programa Além da Energia”, comentou ao falar sobre o tema da palestra apresentada: Cooperativa, uma relação de gratidão. A palestra principal do evento foi ministrada pelo motivador Marcel Scalco, diretor executivo da Scalco Desenvolvimento Humano – empresa de consultoria, treinamentos e palestras. Marcel falou do conflito existente entre a razão e a emoção e da necessidade de buscar a gratidão entre os indivíduos envolvidos em um relacionamento. “Nós vivemos uma época onde, de alguma forma, estamos sendo deseducados a lidar com as nossas emoções, mas os sentimentos foram nos dados por Deus como um recurso para que nós possamos viver uma vida mais leve. A razão nos dá a capacidade de administrar situações, planejar, tomar decisões e as emoções nos dão força e condições para equilibrar a razão”, defende Scalco. O palestrante reforça que somos educados a esconder nossas emoções pelo fato delas serem vistas como algo que inferioriza a personalidade das pessoas. Especificamente no casamento, Marcel vê a gratidão como o sentimento base, que deve ser expressado junto aos pais, aos familiares do cônjuge, aos ex-companheiros, a si próprio, para com o cônjuge da forma como ele é, e que, ainda, deve-se criar dentro de casa uma nova cultura, com novos hábitos em relação as famílias de origem. Fazendo uma relação com o Cooperativismo, Scalco lembra que a família tem em sua origem características cooperativas. Segundo ele, os associados devem ter uma relação de gratidão com sua cooperativa, interagindo com ela sempre mantendo equilíbrio entre a razão e a emoção.
Além da palestra em questão o evento serviu para levar informações aos associados sobre a Ceriluz, por meio do presidente Iloir de Pauli, que falou aos presentes sobre o processo de revisão tarifária pelo qual a Cooperativa está passando junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Na próxima semana a Cooperativa retoma também os encontros de comunidade que levam a palestra Cooperativismo, Agronegócio e Desenvolvimento Rural, ministrada pelo professor Pedro Büttenbender. Neste primeiro semestre serão beneficiadas ainda as comunidades de Linha Progresso, em Augusto Pestana, no dia 15 de maio e Esquina Dutra/Linha 06 Oeste, em Ijuí, no dia 22 de maio, fazendo uma pausa durante o inverno. Os eventos iniciam às 19 horas da noite e é importante aos associados comparecerem portando documentos pessoais.