O cuidado por parte de produtores rurais com as redes de energia que cortam as suas lavouras deve ser constante. No entanto, o período em que estamos é caracterizado pela colheita do trigo e do plantio das culturas de verão logo em seguida, portanto, exige uma atenção especial. Soma-se a isso a intensidade dos dias de trabalho, que além de mais quentes são mais longos, isso quando os agricultores não adentram a noite para encerrar suas empreitadas.
É para isso que alerta o diretor-secretário da Ceriluz, Romeu de Jesus, que também é produtor rural e conhece bem essa situação. “Todas as atividades que nós realizamos devem ser feitas sempre com cuidado, com concentração, especialmente nesses dias extensos, de forte calor, que acabam nos desconcentrando. O produtor sabe onde passa a rede, onde estão os postes e rabichos, e nestes locais é fundamental uma atenção ainda maior”, afirmou Romeu em entrevista ao Informativo Ceriluz Além da Energia desta semana. O diretor lembra que um acidente com uma rede, além dos riscos ao operador da máquina, também podem causar transtornos a comunidades ou cidades inteiras abastecidas por estas redes, onde além de indústrias, comércio e residências, há também hospitais, escolas, enfim, uma série de atividades que dependem da energia elétrica para acontecer. “A Ceriluz atende vários públicos, várias pessoas e isso deve ser motivo de nossa preocupação”, salienta.
Além das máquinas usadas na colheita e no plantio de nossas principais culturas, outro equipamento bastante utilizado em nossas lavouras chama a atenção quanto a essa questão: o pulverizador. “As atividades agrícolas não se limitam ao plantio e a colheita, mas se estendem por todo o período de desenvolvimento das plantas, quando entramos várias vezes para controle de ervas daninhas e pragas, com a utilização do pulverizador, equipamentos que estão cada vez maiores e com tecnologias incorporadas”, alerta Romeu. Segundo ele, estes equipamentos estão hoje com barras de até 28 metros, acionadas eletronicamente, exigindo atenção redobrada do operador já que sua extensão pode facilitar o toque nas redes.
Em caso de algum acidente com redes, o produtor deve afastar-se imediatamente do local, observando para ver se não há cabos energizados tocando as partes metálicas da máquina e logo entrar em contato com a Ceriluz pelo telefone 0800 51 3130, informando o fato. Equipes da Ceriluz irão se deslocar rapidamente para o local, isolar a área e tomar as medidas de manutenção necessárias. Para evitar tudo isso é recomendado a realização de uma vistoria prévia na lavoura, identificando os principais pontos de riscos.
Danos com vendavais – Outra situação que afeta diretamente os produtores rurais nesse período são os temporais acompanhados de raios e ventos que danificam as redes de energia. Nesses casos é importante o associado entrar em contato com a Cooperativa pelo telefone 0800 51 3130, informando o caso. Por outro lado, o associado precisa considerar que, com danos de maiores proporções, a Cooperativa prioriza a recuperação de redes principais, que atingem um número maior de consumidores, para pós atender as secundárias e os problemas individualizados.