O mês de novembro será marcado pela reciclagem dos colaboradores da Ceriluz quanto a Normativa Regulamentadora 10, que define medidas preventivas de controle do risco em instalações elétricas, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho. Esta normativa se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades. O treinamento está sendo ministrado pelo engenheiro em segurança do Trabalho Fernando Wypyszynski e pelo eletrotécnico Maurício Martins Borges, especializado em treinamentos para equipes de linha viva, distribuição e transmissão de energia. Além das questões teóricas, o treinamento contou com a revisão do uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Coletivos (EPCs), e procedimentos de primeiros socorros e baixamento de vítimas em postes. Os colaboradores estão divididos em quatro turmas que irão reunir-se sucessivamente nas segundas e terças-feiras, durante o mês de novembro, com os primeiros encontros sendo realizados nessa semana, nos dias 03 e 04.
A reciclagem é realizada a cada dois anos visando a retomada dos conceitos básicos dessa normativa. Trata-se de uma revisão do treinamento inicial feito pelos eletricistas no momento que passam a atuar no setor. Para trabalhar com redes elétricas todos são obrigados a participar do curso de NR10 Módulo Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, de 40 horas e do NR10 Módulo complementar – Segurança no Sistema Elétrico de Potência e em suas Proximidades, também de 40 horas. Um total de 83 funcionários das áreas de operação, projetos e atendimento participam dessa reciclagem que prevê 16 horas de estudos.
Bráulio Schussler, responsável técnico pelas equipes de construção e manutenção de redes, destaca que a iniciativa serve para relembrar aos colaboradores que eles devem manter-se sempre alertas sobre os procedimentos em redes, já que um descuido pode sobressair-se a todo o conhecimento. “É preciso que o colaborador tome todas as medidas preventivas, de modo que possa realizar as atividades de forma organizada, tranquila, garantindo assim a qualidade do serviço prestado e a sua segurança”, comenta. Essa qualificação tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SECOOP/RS.
Além dos colaboradores envolvidos com o trabalho direto nas redes, na terça-feira também ocorreu um treinamento voltado à NR-10 para gestores das cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural do RS (FECOERGS), na escola técnica de Teutônia.