Investimento realizado pela Ceriluz na região norte da sua área de atuação traz mais tranquilidade aos associados e possibilita novos investimentos. Trata-se de um alimentador duplo (redes principais) que leva energia elétrica especialmente para comunidades dos municípios de Santo Augusto e Nova Ramada. São aproximadamente onze quilômetros de redes duplas e outros quatro quilômetros de rede simples, totalizando um investimento de R$ 1,3 milhões. A obra chama a atenção pela sua qualidade, com postes de concreto e cabos reforçados, além de uma sinalização diferenciada para os postes e estais, visando evitar acidentes com máquinas e equipamentos agrícolas. O investimento representa uma nova etapa de melhoria na energia local, projeto iniciado com a implantação da Subestação Ceriluz 02, em São Jacó, Santo Augusto, que abastece o novo alimentador.
Bráulio Schussler, eletrotécnico responsável pelo setor de construção e manutenção de redes, afirma que, além de atender de forma mais adequada à demanda já existente, a iniciativa permite a ampliação de carga por parte dos consumidores. “Eu imagino que os associados já estejam sentindo a mudança, uma vez que a energia que está sendo entregue hoje é uma energia de melhor qualidade, mais estável, onde estamos conectados a um sistema de 69 kV, com dois transformadores, um deles justamente para energizar estes dois alimentadores”, relata Bráulio. Antes esses consumidores eram abastecidos por uma conexão de 23 kV, mais instável.
Mais do que recursos financeiros e mão de obra qualificada por parte da Ceriluz, o projeto exigiu também a compreensão dos associados, uma vez que durante os meses que demorou para ficar pronto, ocorreram inúmeras interrupções de energia. Para minimizar suas consequências a Cooperativa sempre programou os desligamentos e os divulgou de forma antecipada no informativo de rádio institucional e também nas emissoras da região. Ainda optou por utilizar, sempre que possível, a Equipe de Linha Viva, que trabalha nas redes sem a necessidade de desligamentos. “Não poderia ter sido de outra forma, os desligamentos foram necessários, afinal, construímos um alimentador todo novo. Onde foi possível construímos um novo traçado para minimizar o número de desligamentos, mas em pontos de conexão não há como fazer a obra sem ocasionar algum desligamento”, explica. Agora a Ceriluz entra em uma nova etapa do projeto, iniciando as obras dos alimentadores que serão energizados pelo segundo transformador da subestação e que irão abastecer o interior de Inhacorá, Chiapetta e partes de Catuípe.
O presidente Iloir de Pauli comenta as melhorias. “Pensando na qualidade de energia aos nossos associados, optamos por não fazer apenas melhorias pontuais, mas sim, implantar todo um novo sistema, incluindo uma subestação e novos alimentadores, que irá, temos certeza, atender de forma adequada toda a demanda existente naquela região, que cresce especialmente devido a empreendimentos agropecuários e comerciais”. Ele lembra que 2015 foi um ano complicado, mas que mesmo assim a Cooperativa buscou fazer a sua parte, respeitando as necessidades dos associados.