As culturas de verão se encontram em período de desenvolvimento e muitas já em fase de floração ou formação de grãos. O mesmo clima que favorece o crescimento das plantas pode contribuir também para o surgimento de algumas doenças e pragas, comuns nessa época do ano. Isso exige dos produtores o combate pelo uso da pulverização com uso de máquinas. Logo depois inicia a colheita, também com equipamentos pesados. Infelizmente, todos os anos a Ceriluz registra acidentes com redes envolvendo máquinas agrícolas.

Uma iniciativa que vem sendo tomada pela Cooperativa visa diminuir - ou até mesmo acabar - com essas ocorrências. Os principais acidentes ocorrem quando as máquinas enroscam nos estais, cabos de metal que ajudam a sustentar os postes de concreto que suportam as redes de distribuição de energia. Para evitar o abalroamento a Cooperativa vem adotando os chamados Sinalizadores de Estais, que são capas amarelas com faixas pretas que cobrem parte do cabo, de modo que o mesmo seja visto a média distância. A Ceriluz está usando ainda, em alguns casos, estacas de sinalização, também amarelas e pretas, que ajudam na visibilidade e ainda servem de proteção para os estais. Além das redes novas, as antigas, ao passarem por manutenções que incluam a colocação ou substituição de estais, vêm recebendo igualmente este sistema de identificação.

No momento atual o principal risco diz respeito aos pulverizadores, equipamentos cada vez maiores e cuja utilização noturna cresce dia após dia. Segundo o diretor-secretário da Ceriluz e produtor rural, Romeu de Jesus, muitos agricultores estão utilizando esses equipamentos à noite, uma vez que fatores como umidade e temperatura são mais favoráveis para o melhor resultado dos princípios ativos dos defensivos agrícolas. Ele lembra, contudo, que apesar do sistema de iluminação das máquinas, a visibilidade à noite é prejudicada. “Essa situação em muitos casos é facilitada pelo uso do GPS, que dá a localização exata da máquina. Porém, se por um lado ele ajuda o condutor do equipamento, por outro ele tira a atenção do mesmo e, como agravante, o GPS não indica a localização de postes de energia ou outro obstáculo qualquer que possa existir nas lavouras”, alerta Romeu.

Considerando essa situação, antes de fazer a aplicação noturna, é fundamental o produtor fazer uma vistoria durante o dia identificando possíveis fatores de risco. No caso das redes, além dos estais e postes, é indispensável também verificar a altura dos cabos de energia, analisando se o equipamento passará embaixo sem contato. Em caso de acidente é fundamental manter-se calmo e chamar imediatamente uma equipe da Ceriluz ligando para o telefone 0800 513130. Antes de descer da máquina é preciso avaliar se não há risco de contato com condutores ou com alguma parte metálica que esteja em contato com o mesmo.