A Ceriluz realizou ato oficial de inauguração da Pequena Central Hidrelétrica RS-155 na última quinta-feira, 17 de março. Com esse objetivo reuniu mais de duzentas pessoas, entre diretores, conselheiros, associados, colaboradores e autoridades convidadas, na Casa de Máquinas Principal da usina. Foi a primeira ação neste ano de 2016 referente à programação das comemorações dos 50 Anos da Ceriluz, que serão completados no dia 20 de agosto. O evento contou com o descerramento da placa inaugural e com o corte da fita na entrada para a Sala de Comandos da usina. Apesar da usina já estar em operação desde agosto de 2012, o presidente Iloir de Pauli acionou simbolicamente as máquinas geradoras - que estavam desligadas apenas para o evento - colocando-as para gerar energia elétrica novamente.
O presidente Iloir de Pauli destacou que a inauguração foi um ato de entrega da usina aos associados e homenageou os funcionários da Cooperativa que participaram efetivamente de todas as suas etapas, inclusive elaborando o projeto executivo. “A PCH RS-155 é uma usina projetada por engenheiros da Ceriluz, que apresentou nestes primeiros anos de funcionamento um resultado 18% superior ao esperado. Este resultado na geração é o coroamento da determinação e da confiança que tínhamos em nós mesmos, é uma grande conquista e esta conquista nós queremos compartilhar com todos os associados da Cooperativa”. Iloir valorizou ainda o fato da obra ter transcorrido sem nenhuma acidente, uma vez que foram garantidos aos colaboradores da Cooperativa e das empresas terceirizadas, todas as condições de segurança necessárias.
Além do presidente, fizeram uso da palavra o engenheiro civil da Ceriluz Juarez Bernardi, o vice-presidente Valmir Elton Seifert, o prefeito de Bozano e presidente da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) Jederson Móri, e o prefeito de Ijuí Fioravante Batista Ballin. Juarez Bernardi, representando os colaboradores da Ceriluz, fez um resumo dos trabalhos e destacou os principais desafios, muito bem caracterizados por uma enchente ocorrida em março de 2011, que deixou parte da estrutura já construída, inclusive a Casa de Máquinas, debaixo de água. “Foram muitas as dificuldades, mas não faltou determinação e força por parte dos colaboradores para alcançarmos o resultado esperado, ou seja, a obra finalizada”, comentou ele. Já o prefeito Ballin parabenizou a Cooperativa, incluindo diretores, colaboradores e associados, pela expressiva obra da PCH RS-155. “Nós somos muito gratos pelo investimento feito em nossa comunidade e graças a ela temos a certeza de um futuro melhor para a nossa gente, com mais qualidade de vida, mais energia, mais investimentos, mais desenvolvimento e mais vida”, afirmou ele, fazendo menção ao lema da Ceriluz neste cinquentenário: Energia para a Vida.
A PCH RS-155 está localizada no rio Ijuí e opera com uma capacidade de geração de 5,982 Megawatts (MW), sendo 5,712 MW em sua Casa de Máquinas Principal e 0,270 MW na Casa de Máquinas Secundária. Comprovou ser uma usina muito eficiente gerando energia com uma área de alague de apenas 1,8 hectares fora do leito do rio, proporcionando assim uma significativa geração com baixo impacto ambiental. A obra iniciou no ano de 2009 estendendo-se até agosto de 2012, exigindo aproximadamente R$ 42 milhões de reais investidos para a sua conclusão.
Veja abaixo algumas fotos do evento. Para saber mais clique no play e ouça o Informativo Ceriluz Além da Energia, que traz mais detalhes.