A Ceriluz retomou nesta semana suas ações do Projeto Ceriluz 50 Anos. Desta vez seu público são os estudantes das escolas localizadas dentro da área de ação da Cooperativa. A proposta visa apresentar a Cooperativa às novas gerações - que já são importantes usuários da energia e os futuros associados - e estimulá-los a serem consumidores de energia conscientes. Nesta semana duas escolas de Ijuí foram visitadas: a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana, do Distrito de Santana e a Escola Estadual 24 de Fevereiro, da Vila Chorão. A escola de Santana foi visitada na terça-feira à tarde, enquanto a escola do Chorão foi visitada na quarta-feira, também à tarde. Em ambas o público atendido foram os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A escolha destas duas entidades para iniciar as atividades não se deu por acaso, mas pela intensa presença da Ceriluz nestas comunidades. É ali próximo que ficam instaladas as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) José Barasuol e RS-155 e também a Subestação Reinholdo Luiz Kommers.
A palestra, ministrada pelo assessor de comunicação Vilson Wagner, iniciou com um relato sobre o desenvolvimento da Ceriluz ao longo de seus cinquenta anos. Na sequencia foram apresentadas as principais infraestruturas da Cooperativa - usinas, subestações e redes - e o caminho que a energia segue das unidades geradoras até a casa do consumidor. Outro aspecto em destaque foi a orientação sobre o uso adequado da energia e informações sobre segurança no manuseio de equipamentos elétricos. Em ambas as escolas os estudantes e professores interagiram e esclareceram dúvidas baseadas em experiências vividas em suas residências. Ao final, juntamente com o material institucional da Ceriluz foi distribuído o Manual do Consumidor, que traz informações mais completas sobre o consumo consciente e com segurança. “Deveria haver mais palestras deste tipo nas escolas do campo, no sentido de tirar dúvidas, mesmo daqueles casos corriqueiros de acidentes que acontecem nas residências”, avalia a professora de área de ciências da Escola Santana, Terezinha Moyer.
Outro importante ato realizado na oportunidade foi a doação de alguns exemplares do livro Ceriluz 50 Anos – Energia para a Vida, escrito pelo escritor Ademar Campos Bindé. Os livros foram disponibilizados às escolas e passam a fazer parte do acervo das suas bibliotecas, servindo de material didático sobre a Cooperativa e a história da região, para ser utilizado por professores, estudantes e também pelos pais, associados da Cooperativa. “Com certeza os livros serão muito utilizados pelos alunos e pelas famílias. Os pais têm o livro à disposição no momento que eles quiserem, basta pedir aos filhos para retirarem”, garante a diretora da Escola 24 de Fevereiro, Maria Bagetti.
A apresentação da Palestra Ceriluz 50 Anos – Energia para a Vida, não irá se limitar a estas duas escolas. O objetivo é alcançar todas as escolas dentro da área de ação da Ceriluz, em um médio prazo.
Saiba mais sobre este assunto no Informativo dessa semana, clicando no play.