Na terça-feira, 05 de novembro, a Ceriluz realizou atividade de encerramento do Projeto Água Viva 2024, voltado à educação ambiental. O evento reuniu mais de 150 estudantes de escolas rurais da área de atuação da Cooperativa, que participaram de diversas atividades na PCH Ijuí Centenária, localizada ao lado do rio Potiribu, em Ijuí. Ao longo do dia estiveram presentes no local alunos e professores das escolas Santana, 24 de Fevereiro, 06 de Agosto e Joaquim Nabuco, de Ijuí, e Euzébio de Queiroz e Marcelino Champagnat, de Catuípe.
Os alunos participaram de visitas guiadas na usina, onde puderam entender o processo de geração de energia, passando pela barragem, casa de máquinas e Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Outra atividade marcante foi a visita ao moinho centenário da Família Wazlawick, onde os jovens conheceram a importância da água na formação das comunidades, que se instalavam próximas aos rios para o uso da água no dia a dia. A visita contou com a participação de Iris Bock, filha dos antigos proprietários da área, e seu esposo Erhart Bock, que compartilharam histórias sobre o local. Além do moinho, o espaço abrigava também uma serraria e um soque de erva-mate, todos movidos pela força da água do rio, que era usado também para a extração de areia para construção civil.
"A intenção de nossas atividades foi mostrar aos alunos a importância da água em nosso cotidiano. Preservar nascentes e rios vai além de um conceito ambiental, mas é essencial para sustentar nosso modo de vida, que depende fortemente da água para as atividades sociais e econômicas", explicou o coordenador do projeto, Romeu de Jesus. "Um exemplo claro é a energia, tão essencial para nós, e que no Brasil ainda é majoritariamente gerada por fontes hídricas, o que é muito positivo, pois trata-se de uma energia limpa e de baixo impacto," ressaltou Romeu.
Os estudantes também aprenderam mais sobre o ciclo da água e a cadeia alimentar dependente da preservação das nascentes e rios, participando de oficinas sobre a microfauna desses ambientes (macroinvertebrados bentônicos), coordenadas pela engenheira química e mestre em sistemas ambientais, Márcia Sostmeyer Jung, e por bolsistas do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET) da Unijuí.
O Projeto Água Viva foi realizado ao longo de 2024, com palestras nas escolas participantes sobre o ciclo da água e as características de nascentes preservadas. Também inclui a visita a uma nascente preservada. Além do trabalho de educação ambiental, o projeto inclui desde 2021 ações de recuperação e proteção de nascentes de propriedades de associados da Ceriluz.