Na terça-feira, 22 de outubro, a Ceriluz realizou Desligamento Programado no município de Santo Augusto, no período das 09h às 15h. O objetivo foi implementar melhorias na saída da Subestação Ceriluz 02 e no sistema de distribuição de energia a partir dela. A principal intervenção feita foi a instalação de um banco de capacitores anexo à subestação, que consiste em painéis elétricos destinados a controlar as oscilações de potência em uma rede elétrica, corrigindo o fator de potência e compensando o excesso de energia reativa. De forma simplificada, esses capacitores ajudam a reduzir as perdas no sistema de distribuição, especialmente as aquelas geradas pelos próprios equipamentos (como motores e transformadores), que utilizam energia reativa para funcionar. Dessa forma, a compensação feita pelos capacitores evita que essa perda afete a qualidade da energia entregue aos associados.
Ao todo, foram instalados cinco capacitores na região, totalizando uma potência instalada de 3,6 Megavolt-Ampère (MVA), sendo três localizados na SE Ceriluz 02 (1,5 MVA) e os outros dois na rede, nos municípios de Chiapetta e Nova Ramada (2,1 MVA). Quatro desses capacitores são operados remotamente, enquanto o quinto requer operação manual.
Outros investimentos semelhantes já foram realizados nas demais subestações da Cooperativa. A SE Ceriluz 01 possui dois capacitores instalados em sua estrutura física, com potência total de 2,7 MVA, além de outros dois nas comunidades de Esquina Neves e Colônia das Almas, em Catuípe, de 300 KVAr cada. Já a SE Ceriluz 03 possui um banco de capacitores com capacidade de 1,2 MVA.