• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Vermelha Patamar 2

Ceriluz, Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí (GACNRI) e a Colônia de Pescadores Z-18, realizaram no sábado, 11 de novembro, um ato de soltura de alevinos no Rio Ijuí, na área da barragem da PCH Linha Onze Oeste, empreendimento que está em construção no município de Coronel Barros. No local foram liberados ao leito do rio aproximadamente 3,5 mil peixes das espécies nativas grumatã e jundiá, contribuindo com o repovoamento do rio.

O Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí é reconhecido pela realização do festival Pesqueiro da Canção, mas, conforme seu presidente, Gilmar Pole, o grupo tem entre seus objetivos expandir suas ações para além da música a partir do seu projeto socioambiental e cultural. “Dentro desse projeto, uma das propostas é atuarmos de uma forma mais efetiva junto ao meio ambiente e, considerando que nossos eventos acontecem junto ao rio Ijuí, optou-se por fazer a soltura dos alevinos para repovoar esse rio que nos é muito caro, contribuindo para o agora e para o futuro também”, explica Gilmar.

A Ceriluz esteve representada pelo presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli, que destacou esse ato como simbólico na luta por desmistificar a ideia de que usinas geram significativos impactos ambientais. “Com ações como essa a gente quer mudar aquele olhar de que empreendimentos como este geram muitos danos ambientais. Uma obra gera intervenções no ambiente, mas medidas compensatórias são adotadas, não só anulando, mas qualificando o ambiente já existente nesses locais. Por isso que nossas CGHs e PCHs geram energia limpa, renovável, a base de água que ainda é nossa principal matriz energética no Brasil”, avalia Guilherme.

Além dos representantes da Ceriluz e do Grupo de Arte e Cultura, estiveram representados no local os poderes Executivo e Legislativo dos municípios de Ijuí e Coronel Barros. Após a soltura, aproximadamente 40 pessoas, integrantes do grupo, participaram de uma visita orientada na obra da usina, conhecendo barragem, túnel de adução e Casa de Máquinas.