Nessa semana a Ceriluz enfrentou um dos piores temporais já registrados em sua história recente, resultando na queda de 76 postes de energia elétrica. O incidente iniciou às 22h30 da noite de terça-feira, 03 de outubro, causando a interrupção do fornecimento de energia para 1382 associados.

Além dos postes caídos houve ramais rompidos por quedas de árvores ou galhos, transformadores queimados e desarmes de chaves, atingindo principalmente os municípios de Catuípe, Chiapetta e Nova Ramada. A área mais afetada, no entanto, incluía as comunidades de Esquina Neves, Bom Sucesso e o Reassentamento Nova Esperança, em Catuípe, onde estavam localizados todos os 76 postes caídos. As equipes da Ceriluz entraram em ação imediatamente, enfrentando desafios significativos, como estradas bloqueadas devido à queda de árvores. Telhados de casas e galpões danificados, lavouras devastadas e as fileiras de postes caídos lembravam a cena de um tornado localizado.

"A prioridade desde o início foi garantir a energia aos associados e isso foi feito com a maior agilidade possível, graças ao esforço de nossos colaboradores e também, com a ajuda de muitos associados" destaca o presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme Schmidt de Pauli. Ele se refere a colaboração dos moradores através da cedência de tratores e máquinas para desatolar caminhões e caminhonetes nas lavouras, desempenhando um papel crucial na restauração do fornecimento de energia. “Situações como essas são muitos intensas para nossos funcionários, mas eles seguem em frente para garantir energia aos associados. É desafiador, mas, infelizmente, de tempos em tempos condições extremas nos atingem e precisamos estar preparados para superá-las”, conclui Guilherme.

Com esse esforço coletivo, a realização de manobras - deslocamento das demandas para outros ramais - e foco em situações de resolução rápida, a maioria das ocorrências foi resolvida até o final da noite de quarta-feira. Contudo, cerca de 50 Unidades Consumidoras ainda permaneciam sem energia e uma segunda força-tarefa foi organizada, de forma que o fornecimento de energia fosse praticamente normalizado na tarde de quinta-feira, 05 de outubro.

Após a conclusão dos serviços emergenciais, no entanto, a Ceriluz continuará trabalhando nos próximos dias para revisar e, se necessário, corrigir as redes mais danificadas, visando evitar problemas futuros no abastecimento.