A Ceriluz realizou nos últimos meses três importantes obras de alteração de redes. A conclusão mais recente se deu em 28 de setembro, onde ocorreu o recondutoramento da rede ligando as comunidades de Rincão Seco a Ponte do Ijuizinho, em Augusto Pestana, totalizando uma extensão de aproximadamente 5,5 quilômetros (km). Em julho foram outras duas obras. Uma concluída no dia 28, de 2,7 quilômetros, também no município de Augusto Pestana, interligando as comunidades de Esquina Henz e Linha São João, a outra, concluída em 31 de julho, de 7,2 quilômetros, no município de São Valério do Sul, conectando as comunidades de Passo da Luminata até Esquina Lulu.

As três obras se caracterizaram pela transformação de redes já existentes, de monofásicas para trifásicas, exigindo, além do recondutoramento, a substituição de alguns postes e equipamentos. Ao todo, nos três projetos, foram beneficiados aproximadamente 235 associados que agora contam com acesso a energia de melhor qualidade permitindo, inclusive, investimentos com aumentos de carga em suas propriedades rurais.

Redes trifásicas 7Interrupções no fornecimento de energia

Lembrando que para a realização dessas obras a Ceriluz faz uso de Desligamentos Programados. Esses desligamentos são definidos antecipadamente pela Cooperativa e comunicados por meio do seu site, redes sociais, pela imprensa e outros canais de informação. A Ceriluz faz, inclusive, o envio de mensagens de texto para os números de telefone dos associados cadastrados em seu sistema. Os Desligamentos Programados são essenciais também para que as equipes de trabalho possam realizar manobras nas redes elétricas, isolando as áreas de intervenção e proporcionando maior segurança e menor tempo de desabastecimento.