No domingo, nove de julho, a Ceriluz realizou serviço de manutenção preventiva e limpeza na infraestrutura da Subestação (SE) Ceriluz 02 - Aparício Piccinin, localizada na comunidade de São Jacó, em Santo Augusto. A equipe da Cooperativa dedicou-se à limpeza dos equipamentos, visando evitar danos futuros e garantir o fornecimento de energia de forma segura e confiável.

Segundo o engenheiro eletricista da Ceriluz, Rogério Kamphorst, o acúmulo de sujeira ao longo do tempo pode resultar em danos às subestações, a partir de arcos elétricos, que podem exigir manutenções mais prolongadas, incluindo a substituição de equipamentos, acarretando custos adicionais e interrupção prolongada no fornecimento aos associados.

A escolha pelo domingo para a realização dos trabalhos foi baseada na menor demanda de energia nesses dias. Durante o serviço foram realizadas manobras, quando o consumo foi redirecionado para a Subestação Ceriluz 01, localizada no Chorão, em Ijuí, resultando em apenas duas interrupções rápidas de 15 minutos para a maioria dos associados conectados à subestação em manutenção. A SE Ceriluz 02 foi inaugurada em 2015, com capacidade de 10 Megavolt-Ampere (MVA), tendo sua capacidade ampliada para 15 MVA, em 2018, e para 22,5 MVA, em 2021.

O mesmo trabalho de manutenção e limpeza foi realizado na Subestação Ceriluz 01 - Reinoldo Luís Kommers, em 5 de março deste ano, também em um domingo. A SE Ceriluz 01 iniciou suas operações em 2003, com capacidade de 10 MVA, sendo ampliada para 20 MVA, em 2018, e para 22,5 MVA, em 2021. Além dessas duas subestações, a Ceriluz conta com a SE Ceriluz 03, localizada na Linha 01, em Ijuí, que entrou em operação em julho de 2021, com potência de 25 MVA.

Essas ações de manutenção e limpeza reforçam o compromisso da Ceriluz em garantir a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica aos seus associados, bem como a continuidade de suas operações de forma segura.