A Ceriluz direciona recursos expressivos para a construção e aprimoramento das redes de distribuição de energia em sua área de ação. Atualmente a Cooperativa está envolvida em duas importantes obras que visam melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica aos seus associados. A primeira obra, que já está próxima da conclusão, consiste na construção de uma nova rede de 2,7 quilômetros no município de Augusto Pestana. Essa rede interliga as comunidades de Esquina Henz e Linha São João. Anteriormente, essa rede era monofásica e está sendo transformada para trifásica. A obra está sendo executada por equipes terceirizadas, agilizando seu processo de instalação, já que, com as equipes próprias, além da execução de outras obras de expansão, estão envolvidas também na manutenção das redes.
O segundo projeto, esse de maior porte, está atualmente com cerca de metade de seu progresso concluído. Ela ocorre no município de São Valério do Sul e visa conectar a comunidade de Passo da Luminata até Esquina Lulu. Assim como no caso anterior, essa obra também envolve a transformação de uma rede monofásica para trifásica. Para isso, serão substituídos trinta postes e haverá o acréscimo de condutores, totalizando 7,5 quilômetros de extensão de rede modificada. Nesse caso, a obra está sendo executada pelas equipes da própria Ceriluz, garantindo um controle mais direto sobre o processo e a qualidade dos trabalhos.
Interrupções no fornecimento de energia
Devido à complexidade desses projetos, é necessária a realização de Desligamentos Programados, em várias ocasiões. Esses desligamentos são definidos antecipadamente pela Ceriluz e comunicados por meio do site e redes sociais da Cooperativa, imprensa e outros canais de informação. A Ceriluz, inclusive, envia mensagens de texto para os números de telefone dos associados cadastrados em seu sistema, precisando o número estar atualizado na Cooperativa. Essa antecipação na divulgação permite que os associados se organizem para minimizar os impactos causados por essas interrupções no fornecimento de energia no seu dia a dia. Os Desligamentos Programados são essenciais também para que as equipes de trabalho possam realizar manobras nas redes elétricas, isolando as áreas de intervenção e proporcionando maior segurança e menor tempo de desabastecimento.