Aconteceu na quinta e sexta-feira, 30 e 31 de março, o enchimento do lago da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Augusto Pestana, construída pela Ceriluz na comunidade de Arroio Bonito, na cidade que dá nome ao empreendimento. O enchimento contou com a autorização e participação de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). As chuvas registradas nessa semana contribuíram com a tarefa, contudo, o rio segue com pouca água.
O enchimento do lago é uma das últimas etapas da instalação da usina, que está com a sua infraestrutura finalizada e com o conjunto gerador e quadros de comando instalados. O desafio agora é colocar a usina para gerar em teste, fazendo os ajustes entre a automação e a parte mecânica, para posterior operação definitiva. Esse comissionamento é feito pelas empresas fornecedoras dos equipamentos geradores, porém, a escassez hídrica deve retardar esse trabalho.
A construção desta usina se estendeu por pouco mais de um ano, tendo iniciado em fevereiro de 2022. A CGH Augusto Pestana se caracteriza por uma barragem de 100 metros de largura e 4,2 metros de altura no rio Conceição, que faz o desvio da água até a Casa de Máquinas, anexa à barragem, em sua ombreira esquerda. Esta conta com uma turbina com capacidade para 30m³/s, e um gerador de 1,4 MW. Essa capacidade instalada será possível a partir de uma queda de seis metros entre o ponto de coleta da água na barragem e o ponto da turbina hidráulica.