A evolução das tecnologias vem permitindo que as empresas expandam suas ferramentas de comunicação e contato com seus clientes. É o caso também da Ceriluz e seus associados. Apesar de na Cooperativa os contatos telefônicos pelos números 0800 ainda se manterem em primeiro lugar, vem crescendo de forma expressiva o atendimento via ferramentas online, especialmente o WhatsApp, hoje na segunda colocação. Em terceiro e quarto lugar, respectivamente, o atendimento presencial nos escritórios da Ceriluz e por email. Somam-se ainda a esses canais o Chat no site e o aplicativo Telegram, que permitem conversas diretas entre o associado e os atendentes.

O engenheiro eletricista Márcio Mühlbeier, coordenador da central de Teleatendimento, destaca que vem ocorrendo um aumento na opção pelas ferramentas online, devido a facilidade de manter uma conversa em tempo real e pela possibilidade de encaminhar diferentes formatos de mídias. “Hoje, graças a essas ferramentas online, eu posso afirmar que todas as demandas dos associados podem ser resolvidas via os canais disponibilizados pela Ceriluz, sem a necessidade de deslocamento até a Cooperativa”, garante ele. Em casos onde são exigidos documentos assinados, por exemplo, estes podem ser enviados digitalizados, basta o associado imprimir, assinar, e encaminhar de volta arquivo digitalizado ou fotográfico. Nesse sentido sobressai-se o WhatsApp. Ao longo de 2022 foram realizados 21.580 atendimentos por meio desse aplicativo, trocadas 331 mil mensagens entre atendentes e associados e enviados 23.200 arquivos de mídias. “Eu acredito que é uma tendência que se concretiza à medida que a fibra óptica da Ceriluz está se expandindo na nossa área de ação. São ferramentas muito úteis para o associado e a Cooperativa, ao agilizar e desburocratizar o atendimento”, salienta Márcio.

Para fazer contato com a Ceriluz, independente da plataforma que escolher, é indispensável o associado ter em mãos o número da sua Unidade Consumidora (UC) e o CPF, como acrescenta Márcio. “Essas informações nos dão a garantia de que nós estamos realmente falando com o associado, dando segurança para passar informações que são de caráter restrito”. O número de WhatsApp da Ceriluz é 3331-9101 e o horário de atendimento por meio dessa plataforma se estende das 6h às 20h. Mensagens que entram após esse horário são respondidas no dia seguinte. Outras opções são o Telegram (Ceriluz), o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e os tradicionais números 0800 051 3130 e 0800 040 1010. Se preferir ou necessitar, contudo, o atendimento presencial nos escritórios acontece de segunda a sexta-feira, no horário comercial.