A Ceriluz realizou neste domingo, 05 de março, serviço de manutenção preventiva e limpeza na infraestrutura da Subestação (SE) Ceriluz 01 – Reinoldo Kommers, localizada na comunidade de Chorão, em Ijuí. O trabalho exigiu a realização de desligamento programado que atingiu a região próxima à subestação, das 9h às 15h, período em que foi realizada a instalação de uma peça danificada da chave seccionadora de 69 KV (mil volts) do Transformador (TR) 01. Aproveitando que a subestação estava desativada, as equipes da Cooperativa realizaram a limpeza dos demais equipamentos visando prevenir danos futuros. “O acúmulo de sujeira em algum momento vai provocar danos à subestação, formando arcos elétricos, por exemplo, que acabam comprometendo o abastecimento de energia e exigindo a substituição dos equipamentos, o que representará um custo maior para a Cooperativa e um período maior para a reposição da energia ao associado”, explica o engenheiro eletricista da Ceriluz, Rogério Kamphorst. Também foram instaladas capas para proteção de isoladores para evitar a possibilidade de acesso de animais ou aves - o que já houve diversos registros - que também podem ocasionar curtos-circuitos e a consequente interrupção no fornecimento de energia aos associados.
Esta foi a segunda etapa desse trabalho. Outro desligamento já havia sido realizado no dia 25 de fevereiro, num período mais curto, das 15h às 16h, para retirada da peça danificada que foi reposta neste domingo. A opção pelos finais de semana, conforme Kamphorst, se deu devido ao fato de nessas datas haver menos carga (consumo) de energia, facilitando as manobras. Durante a realização dos serviços toda a demanda de energia foi migrada para a Subestação Ceriluz 03 e, por isso, a grande maioria dos associados conectados àquela Subestação percebeu apenas duas interrupções rápidas de 15 minutos, uma pela parte da manhã e a outra à tarde. O desligamento mais longo foi percebido apenas na área próxima à subestação.
O mesmo trabalho de limpeza e instalação de capas de proteção para isoladores será realizado na Subestação Ceriluz 02 – Aparício Piccinin, localizada em São Jacó, no município de Santo Augusto. A intervenção, no entanto, será realizada no inverno, período em que há menor demanda de energia facilitando assim as manobras para que as outras subestações absorvam seu consumo durante o trabalho de manutenção. A SE Ceriluz 01 entrou em operação em 2003, com 10 MVA (megavolt-ampere) de capacidade, foi ampliada em 2018 para 20 MVA e em 2021 para 22,5 MVA. Já a SE Ceriluz 02 iniciou sua operação em 2015, com 10 MVA, foi ampliada em 2018 para 15 MVA e em 2021 para 22,5 MVA. Além dessas duas, a Ceriluz possui uma terceira subestação, a SE Ceriluz 03, na Linha 01, em Ijuí, que entrou em operação julho de 2021 com 25 MVA de potência.