Um grupo de 15 jovens integrantes do Comitê de Educação da Cooperativa Colônias Unidas, de Obligado, Paraguai, esteve na Ceriluz na manhã do dia 11 de julho, onde teve a oportunidade de conhecer o modelo cooperativista de infraestrutura. O grupo foi recebido na sede da Ceriluz, em Ijuí, onde foram apresentadas informações sobre a Cooperativa, sua história e atual infraestrutura, nas áreas de geração, distribuição e de telecomunicações, em que está se consolidando pela implantação das redes de fibra óptica para disponibilização de internet de qualidade aos associados. O momento foi reservado para questionamentos por parte dos estudantes para diretores e colaboradores da Ceriluz, de forma que estes pudessem tirar dúvidas sobre o cooperativismo de infraestrutura e o sistema elétrico brasileiro.
Após as atividades na sede da Ceriluz, o grupo partiu para uma visita técnica na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) RS-155, localizada na comunidade de Santana em Ijuí. Segundo relatos dos estudantes, o modelo de pequenas centrais geradoras não é comum no Paraguai, uma vez que praticamente toda a sua demanda de energia é suprida por duas usinas binacionais: a Itaipú, construída no Rio Paraná, em parceria com o Brasil, e a Jaciretá, também no rio Paraná, esta construída de forma conjunta com a Argentina. Apesar de não haver grandes dificuldades de oferta de energia, os jovens expuseram problemas de abastecimento, por inconsistências no sistema de distribuição, especialmente em horários de pico e em períodos de temporais.
Os jovens puderam conhecer todo o processo de geração de energia da PCH, visitando barragem, minicentral e Casa de Máquinas principal.