• Telefones de Atendimento

    0800-040-1010 | 0800-051-3130

  • Agencia Virtual

    Agencia Virtual Ceriluz

  • Bandeira Tarifária

    Vermelha Patamar 2

Na semana que passou chegou ao fim mais uma etapa de trabalho na obra da Pequena Central Hidrelétrica Sede II Centenária, em Ijuí, com a última concretagem da estrutura física (paredes) da Casa de Máquinas. O clima seco - que está prejudicando a agricultura regional e até mesmo a geração de energia – nesse caso foi favorável, permitindo o bom andamento do trabalho de montagem das ferragens e aplicação do concreto. Essa fase da obra havia iniciado no mês de dezembro, logo após a instalação da tubulação forçada na saída do túnel.

Isso permitira o início da instalação dos primeiros equipamentos, uma vez que já chegaram ao canteiro de obras os pilares da cobertura da Casa de Máquinas e parte da escada de acesso, estruturas que serão montadas nos próximos dias, juntamente com a ponte rolante que será usada posteriormente para instalação de turbinas e geradores.

Outra parte da obra que volta a receber atenção é a barragem, cuja construção estava em espera, aguardando a evolução das demais etapas. Em breve iniciará a construção da sua ombreira direita, que dará sustentação a toda estrutura. O barramento já está 80% concluído, inclusive com a comporta de fundo instalada.

Coordenada pela empresa Pedra Branca Escavações, a perfuração do túnel adutor prossegue e ultrapassou os 1.120 metros no sentido barragem/casa de máquinas. Considerando que no sentido contrário já foram escavados 844 metros, restam aproximadamente 225 metros a serem abertos, de um total de 2.190 metros.

Cuidados - A obra prossegue com cuidados especiais focando a prevenção do Coronavírus. Por se tratar, em sua maioria, de equipes terceirizadas, formadas por pessoas de fora de Ijuí e de outros Estados, a Ceriluz limitou o deslocamento dos trabalhadores. Operários que estão fora do Estado, não poderão retornar, ao menos até o dia 06 de abril, com possibilidade de prorrogação, conforme o desenvolvimento do surto de coronavírus. As escalas de trabalho das equipes estão sendo organizadas, de modo que os operários apenas estejam no local, quando sua presença for realmente necessária.