A Ceriluz deu mais um passo importante quanto à transparência de suas atividades. Desde o dia 17 de dezembro, a cooperativa disponibiliza seus dados de interrupções no fornecimento de energia no Projeto RADAR, plataforma da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A Ceriluz foi a primeira permissionária de energia elétrica, entre as cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Fecoergs), a ter seus dados publicados no sistema da ANEEL, antecipando-se ao prazo estabelecido pela Resolução Normativa nº 1.137, que exige a divulgação dessas informações até final deste mês de dezembro. 

O Projeto RADAR é uma ferramenta criada pela ANEEL para permitir o monitoramento em tempo quase real das interrupções no fornecimento de energia elétrica, ampliando a transparência para consumidores, órgãos reguladores e a sociedade em geral.Projeto Radar

O acesso à plataforma da ANEEL pode ser feito pelo site da Ceriluz, onde, na página inicial, no espaço nominado de “Serviços Para Você”, o associado encontra o botão para o “Projeto Radar (ANEEL)”, sendo direcionado automaticamente para a página oficial da Agência.

No ambiente da ANEEL, é possível selecionar a Ceriluz e visualizar a evolução dos consumidores sem energia devido as interrupções no fornecimento ao longo dos dias, e se foram interrupções programadas ou não. Nesta semana, por exemplo, pode-se verificar um aumento no número de interrupções na segunda-feira, 22, a partir do meio-dia, período em que foram registradas chuvas intensas na região, registrando seu pico, às 13h20, quando 310 Unidades Consumidoras estavam sem energia devido a interrupções não programadas.

As informações são atualizadas a cada 30 minutos e o consumidor pode avaliar os dados de um período de até um mês, permitindo o acompanhamento contínuo da qualidade do serviço prestado.