A Ceriluz sediou, entre os dias 1º e 5 de dezembro, um curso de Operação de Subestações, totalizando 40 horas de capacitação. A formação foi promovida pela Federação das Cooperativas de Energia do Rio Grande do Sul (FECOERGS) e reuniu profissionais de diversas cooperativas filiadas, incluindo engenheiros, eletricistas e técnicos em segurança do trabalho. O treinamento foi ministrado pelo engenheiro eletricista Sérgio Silvello.
Além do conteúdo teórico, a programação contou com uma atividade prática realizada na tarde de 4 de dezembro, com visita técnica à Subestação Ceriluz 03. As subestações desempenham papel fundamental no sistema de distribuição de energia, reunindo equipamentos responsáveis por controlar o fluxo de eletricidade, garantir a estabilidade do sistema e proteger consumidores e estruturas de rede.
Nos últimos anos, a Ceriluz ampliou significativamente seu complexo de transformação de energia. Atualmente, estão em operação três subestações: a SE Ceriluz 01, na comunidade de Chorão, em Ijuí, com potência instalada de 22,5 MVA; SE Ceriluz 02, em São Jacó, Santo Augusto, também com 22,5 MVA; e a SE Ceriluz 03, na Linha 01 Leste, em Ijuí, com 25 MVA de potência.
A cooperativa também está construindo a SE Ceriluz 04, localizada na Linha 11, em Coronel Barros. Com capacidade de 25 MVA, unidade que tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026.
